Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Case de Sucesso: Sítio do Moinho

21 de dezembro de 2015 Sítio do Moinho.
6243073361_03920dcd02_b
Foto: Sylvia Wachsner – OrganicsNet

Movidos pelo sonho de prover para a família produtos saudáveis, Dick e Angela Thompson transformaram uma pequena horta, que começou tímida em 1989, em um projeto de vida.

O Sítio do Moinho está situado em um vale em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro, a 750 metros de altitude. Nessa área montanhosa, uma horta orgânica e várias estufas alimentam, hoje, um grande número de clientes.

Na área Cases de Sucesso, o Sítio do Moinho contou para o Santander Negócios & Empresas suas inspirações, aprendizados, desafios e sonhos. Acompanhe:

O QUE A EMPRESA OFERECE

Com 7 hectares de área plantada, o Sítio do Moinho vende legumes, frutas, verduras, farinhas, massas e azeites orgânicos para residências, lojas e restaurantes.

Além de realizar as entregas semanais para famílias, lojas e pousadas da região com critério e cuidado, a empresa abastece suas duas lojas próprias no Rio de Janeiro: uma no Leblon e a outra na Barra. O Sítio do Moinho também está investindo em um programa de e-commerce para vendas online.

Para atender a todas essas demandas com uma boa variedade de produtos, Thompson e sua equipe optaram por, além de produzir as próprias frutas, hortaliças e pães, recorrer a parceiros escolhidos a rigor e à importação da Calda de Agave Azul do México.

JOHN RICHARD L. THOMPSON: DAS HORTAS DE ORGÂNICOS DIRETAMENTE PARA A MESA DO BRASILEIRO

Em 1989, quando encontrou um sítio para relaxar com a família em Itaipava, no Rio de Janeiro, Dick Thompson e a mulher, Angela, não imaginavam que ali surgiria o negócio da família. Vindo do mercado financeiro, Thompson decidiu seguir os conselhos de uma consultoria e começou, aos poucos, a plantar legumes, frutas e verduras sem agrotóxico e vender no Rio de Janeiro. Hoje, ele comanda 75 funcionários, entrega produtos orgânicos em casas, restaurantes e supermercados de Niterói, Petrópolis e Rio e ainda fabrica pães orgânicos na primeira panificadora orgânica certificada pelo IBD no país.

O QUE LEVOU VOCÊ A CRIAR O NEGÓCIO

Procurando uma casa no campo, onde eu e minha esposa pudéssemos passar o fim de semana com nossas quatro filhas, na época bem pequenas, encontramos essa linda terra em Itaipava. Morros com mata virgem, um lugar que nos deixou encantados. Eram 500 mil metros quadrados. A consultoria Agrosuisse sugeriu que fizéssemos uma horta para que pudéssemos entregar as hortaliças no Rio, mercado próximo à região serrana. Até então, não entendíamos nada desse assunto. Eu, do mercado financeiro, e minha esposa, formada em história. Mas a possibilidade de plantar legumes e verduras sem agrotóxicos parecia atraente.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS APRENDIZADOS E DESAFIOS ATÉ AGORA

São muito importantes o cuidado e o envolvimento, o desejo de fazer o melhor possível. A organização também é necessária. Trabalhar com produção de legumes e verduras não é fácil. Produzir hortaliças e pães orgânicos exige a crença e a convicção de que estamos fazendo a diferença. O orgânico, mais que a produção apenas, tornou-se um estilo de vida para nós!

QUAL O SEU SONHO NOS PRÓXIMOS ANOS
Solidificarmos tudo que fizemos até o presente momento e conseguir estabelecer um projeto lucrativo e autossustentável.

sitio do moinho

Confira o site oficial da empresa: www.sitiodomoinho.com

Tags:

, .

Compartilhe:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.