Sítio do Moinho recebe o 5º Prêmio Fazenda Sustentável

O Sítio do Moinho, uma das primeiras empresas a fazer parte da rede OrganicsNet, foi escolhido, pela revista Globo Rural, o mais sustentável do Brasil. “É inacreditável. Quando compramos essa área, em 1989, não imaginávamos estar aqui hoje sendo premiados. Somos muito pequenos, mas dedicamos a nossa vida a esse trabalho”, disse Dick Thompson, um dos proprietários antes de passar a palavra à esposa, Ângela, com quem trabalha.
“Estou sem palavras. A gente ama o que faz. A produção orgânica segue regras muito severas de produção e a sustentabilidade é um dos pilares da agricultura orgânica. A gente vai da semente até a cozinha do cliente. Participamos de feiras no Rio de Janeiro. Agora estamos brigando para as embalagens biodegradáveis, que custam muito mais. Ainda temos um desafio que é tirar todo o plástico do restaurante e das porções”, disse Angela.
O trabalho no sítio de 52 hectares dedicados à olericultura orgânica, em Petrópolis, começa logo cedo. A produção agrícola de vegetais orgânicos se mistura à fabricação de pães, também orgânicos, os primeiros a serem produzidos no Brasil com certificação.
Juntos, pães, vegetais e mais uma lista de produtos orgânicos adquiridos de produtores rurais parceiros compõem o principal produto da propriedade, as cestas domiciliares de alto valor agregado idealizadas pelos donos do negócio, John Richard Lewis Thompson, o Dick, e Ângela Thompson.
O diferencial do Sítio do Moinho (e o que lhe garante maior rentabilidade) é que, da colheita ao prato do consumidor, há um intervalo de apenas 12 horas, sem intermediários. Lá, as lavouras produzem o ano todo, de acordo com a “época” de cada alimento. Além disso, em pelo menos 12 estufas há sistemas de som instalados. “Li num livro (The secret life of plants) que a música clássica pode estimular o desenvolvimento das plantas”, conta Dick.
Fonte: Globo Rural
Veja nossa entrevista realizada com a Sra. Ângela Thompson:
Veja outras matérias similares:
Case de Sucesso: Sítio do Moinho