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SoulBrasil Cuisine: Ex-executivos mudam de vida e criam empresa que revela sabores do Brasil mundo afora

23 de junho de 2022 Soul Brasil Cuisine.

Lançada em junho de 2018 em uma feira de produtos orgânicos e naturais, a SoulBrasil Cuisine surgiu a partir de uma ruptura vivenciada pelos seus fundadores, Leticia e Peter Feddersen: ambos eram executivos – Peter trabalhava no mercado financeiro e Leticia com comércio internacional – e decidiram largar tudo para investir em mostrar mundo afora os sabores do Brasil por meio da comida.

Foi nas muitas viagens internacionais que o trabalho demandava que o casal começou a perceber o interesse dos estrangeiros pela diversidade dos produtos brasileiros. O que havia disponível, no entanto, era o conhecido “mercado da saudade”: farinha de tapioca, pão de queijo e guaraná, por exemplo. Foi essa percepção que fez o casal indagar se seria possível ir além e criar uma linha de molhos, sabores e condimentos usando produtos da biodiversidade brasileira e levar essa representatividade para as gôndolas do mundo.

Desde o início, a proposta de usar os ingredientes da biodiversidade foi o norte do projeto, mas os fundadores tiveram que começar do zero para fazer o negócio acontecer. Leticia e Peter fizeram pesquisas sobre esse universo, indo de “porta em porta” e fazendo uma verdadeira curadoria. Foi nessa pesquisa de campo, que incluía visitas a feiras, que eles estruturaram seu negócio, encontraram fornecedores de frutas e pimentas emblemáticas – e, sempre que possível, orgânicas – de diversas regiões do Brasil.

Entre elas estavam manga Ubá, açaí, acerola, banana, goiaba, pimenta fidalga, cumari do Pará, Murupi e a pimenta de bode. No caminho, encontraram também muitas histórias e saberes de comunidades e povos tradicionais, elementos importantes para a construção da SoulBrasil.

Com o foco em encontrar seus fornecedores, gerando renda para esses parceiros e mantendo a floresta em pé, a SoulBrasil Cuisine contou com a facilitação de organizações que encurtaram o caminho até essas comunidades.

De posse dos ingredientes, coube a Peter a responsabilidade de criar dos produtos. Apaixonado pela cozinha e pela experimentação, de teste em teste chegou aos sabores da marca. A variedade e a criatividade são tamanhas que, no site da SoulBrasil, é possível descobrir como combinar os produtos com pratos conhecidos da culinária brasileira e estrangeira.

Em 2021, a SoulBrasil Cuisine estabeleceu sua própria fábrica em São Paulo e também fechou parcerias com importantes restaurantes paulistanos, com nomes de peso como o da chef Morena Leite. Hoje, o negócio já exporta para alguns lugares no exterior como Singapura, Caribe e Estados Unidos.

Segundo Leticia Feddersen, a maior missão da SoulBrasil é engajar os brasileiros a fortalecer os produtos da própria biodiversidade. “Queremos engajar os brasileiros e levar essa brasilidade presente nas geleias e molhos para o mundo. A gente quer valorizar a nossa cultura e os nossos ingredientes dando renda e mantendo a floresta em pé, criando impacto”, explica a fundadora.

A SoulBrasil Cuisine está em busca de aumentar seu impacto e de parcerias para encontrar novos agricultores que produzam os ingredientes usados no negócio, além de novos ingredientes.

Com potencial para crescer, a empresa se tornou um dos seis negócios acelerados pela AMAZ em 2022, aceleradora de impacto que conta com um fundo de financiamento híbrido de R$ 25 milhões para investimento nos próximos cinco anos, o primeiro voltado exclusivamente para a região amazônica. A SoulBrasil foi selecionada entre 156 negócios com soluções para questões da Amazônia que haviam se inscrito para receber a aceleração da AMAZ.

A empresa e os outros cinco negócios selecionados (BrCarbon, Mahta, Inocas, Floresta S/A e Vivalá), receberão investimento inicial de R$ 200 mil, havendo possibilidade de reinvestimento de outros R$ 400 mil ao final do processo. Esses negócios têm juntos um potencial de impacto, com um prazo entre cinco e dez anos, de mais de um milhão de hectares de florestas preservadas, mais de 700 mil toneladas de emissão de carbono evitadas anualmente, 3,7 mil hectares de florestas recuperadas, centenas de famílias beneficiadas e uma injeção de cerca de R$ 30 milhões em comunidades locais.

Fonte: Um Só Planeta

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