Agreco
Sobre
A Agreco conta com mais de 50 famílias de agricultores, todas instaladas em pequenas propriedades. As agroindústrias rurais de pequeno porte permitem uma maior valorização dos produtos e a ampliação das possibilidades de mercado. Para ampliação e viabilização das iniciativas complementares vem contando com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.
Contato
Rua Germano Hermesmeyer, 164
CEP 888763-000. Santa Rosa de Lima, SC
(48) 3654-0038
agreco@agreco.com.br
O grupo fundador da Agreco se organizou em torno da atividade de olericultura sem o uso de agrotóxicos e de fertilizantes sintéticos, ocupando uma área cultivada de aproximadamente seis hectares em diferentes propriedades. Desta área, dois hectares eram manejados no sistema de cultivo protegido. A produção semanal era transportada para Florianópolis. Neste processo, adotou-se um sistema de rodízio associado à diversificação de culturas, ficando a produção de mudas centralizada em um único viveiro e a sua distribuição, controlada pela associação. A necessidade de atender padrões de qualidade estabelecidos pelo mercado motivou o desenvolvimento do Projeto Intermunicipal de Agroindústrias Modulares em Rede, com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. Hoje, as agroindústrias rurais de pequeno porte já permitem uma maior valorização dos produtos e a ampliação das possibilidades de mercado para a região. Nessa ampliação e na viabilização das iniciativas complementares entrou também como parceiro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.
Leia on-line entrevista com representante da Agreco, Adilson Lunardi: Ganhando escala e produção.
História e Filosofia
Em 1991, no Município de Santa Rosa de Lima, um caminho de aproximação entre os que foram para a “cidade” (outros centros urbanos) e os que ficaram no “campo” (o próprio Município como um todo) foi se desenhando pelo congraçamento, através da realização de uma festa, a Gemüse Fest. A partir dela e de reuniões que a seguiram parcerias foram nascendo e se fortalecendo. Em setembro de 1996, um grupo de agricultores aceitou o desafio feito por um supermercadista, natural do lugar, de produzir hortifrutigranjeiros de forma ecológica. A partir deste fato, buscaram se organizar, contando também com a colaboração de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de técnicos do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura em Grupo (Cepagro) e da Empresa de Pesquisa Agrícola e de Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), além de incentivo do poder público local. Com uma primeira produção em andamento, em dezembro de 1996, o grupo formalizou-se, criando a Agreco – Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral. Naquela oportunidade, 12 famílias de agricultores, das localidades de Rio do Meio e Santa Bárbara, se reuniram em Assembléia Geral para discutir e aprovar proposta de Estatuto e para constituir a primeira diretoria da Associação. Adquira os produtos Agrego na loja: AmoraVerde
Acontece
Novidades que acontecem com o associado Agreco.

Agreco lança novo site

De olho na Copa: produtores investem em orgânicos de maior valor agregado

Safra de tomates orgânicos dos agricultores da Agreco
Galeria de imagens
Clique na imagem abaixo para ampliar a foto.