Fazenda Tamanduá

Sobre

A Fazenda Tamanduá é responsável pela primeira spirulina orgânica e é 100% brasileira. Empresa possui o desafio de criar uma ilha de desenvolvimento no sertão da Paraíba e mostrar o potencial do Nordeste do Brasil. Objetivo é elaborar e testar no semi árido nordestino técnicas adaptadas bem como divulgar a Agricultura e Pecuária Orgânica, mostrando um outro caminho para atingir a sustentabilidade desta região.

Contato

Fazenda Tamanduá BR 361 km 12, Zona Rural

CEP 58.720-000. Santa Teresinha, PB

(83) 4062-9770

sac@fazendatamandua.com.br

www.fazendatamandua.com.br

A Fazenda Tamanduá esta situada no Município de Santa Terezinha, próximo a cidade de Patos, Estado da Paraíba no Nordeste do Brasil. No sertão das Espinharas, ela se encontra a 7° Sul do equador e a 400 km do litoral e do ponto mais oriental do continente sul americano, a uma altitude média de 240 metros. Sediada no sertão da Paraíba, é desde 2000 o maior organismo agrícola do Nordeste e talvez do Brasil.

O seu clima é característico das regiões tropicais semi-áridas, com chuvas anuais médias de 800 mm. concentradas num curto período de 2 a 4 meses, seguidas por um longo período de estiagem, que pode durar de 8 a 12 meses. Ciclos de secas assolam periodicamente esta região provocando miséria, êxodo rural e violência. As mudanças climáticas globais provocaram uma diminuição sensível das precipitações nestes últimos anos.

História e Filosofia

Como em todo os 800.000 km 2 do Nordeste brasileiro, a caatinga é a vegetação natural que predomina. A palavra “caatinga” vem da língua Tupi, formada pelas duas palavras caa (mato, vegetação) e tinga (branco). Trata-se de um conjunto de formações arbóreo-arbustivas, xerofilas, lenhosas e deciduas, comumente espinhosas. A presença de uma imponente formação rochosa típica do sertão, o “inselberg” denominado Serrote Tamanduá, originou o nome da Fazenda. O tamanduá (tamanduá tetradactyla), mamífero de porte médio, antigamente comum na região, se encontra hoje em via de extinção por causa da caça. Desde 1977 a Fazenda Tamanduá pertence a Mocó Agropecuária Ltda. A palavra “mocó”, que deu origem ao nome da empresa, veio da variedade de algodão arbóreo de fibra longa que chegou a ser cultivado de 1977 até 1984.

A Fazenda Tamanduá tem a maior RPPN do alto sertão e uma atividade de preservação ambiental séria, registrados no IBAMA como Area de Soltura de Animais Silvestres.

Os produtos são certificados como biodinâmicos pela Demeter, representada pelo IBD.