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Fabricante de alimentos embalados a vácuo aposta no crescimento do mercado externo

24 de janeiro de 2018 Vapza Alimentos.
Foto: Sylvia Wachsner (OrganicsNet / CI Orgânicos)
Foto: Sylvia Wachsner (OrganicsNet / CI Orgânicos)

A Vapza, empresa especializada em alimentos in natura cozidos a vapor, aposta na demanda externa e a expectativa é que as exportações tenham um aumento significativo em 2018, representando entre 8% e 10% do faturamento da empresa. Até 2017, essa participação era de 5%. A estratégia inclui entrar em mercados como Alemanha, Argentina, Austrália, Ilhas do Caribe, Índia e Israel.

“Tivemos uma melhora nas exportações em 2016. Em 2017, não foi tão bom. Temos algumas negociações em andamento e esperamos um 2018 melhor”, é o que afirma o diretor geral da companhia, Enrico Milani.

A empresa, que começou suas atividades em 1995, tem sua sede em Curitiba (PR) e possuí uma unidade industrial em Castro, também no Paraná. Com um catálogo que inclui cerca de 30 itens, entre carnes e vegetais, a Vapza é focada em produtos sem conservantes e que, na embalagem original, podem ficar entre seis e 18 meses fora da geladeira.

A expansão dos negócios no mercado externo vem sendo feita há cerca de três anos e, atualmente, abrange pelo menos 16 países, entre eles França, Angola, Canadá, Estados Unidos, Japão e Emirados Árabes. “Demanda investimentos, viagens. A tecnologia já é bem difundida na Europa, mas não é tanto em outros lugares”, acrescenta Milani.

No mercado interno, a companhia fornece para o segmento de food service, como lanchonetes e restaurantes, além de estar nas prateleiras de estabelecimentos de varejo, como empórios e supermercados. Em 2017, foi lançada também uma linha de produtos baseada em alimentos orgânicos.

Em 2017, a empresa fechou o ano com um faturamento de R$73,5 milhões. Segundo Milani, o resultado é praticamente estável em relação ao de 2016. A boa oferta de alimentos, em função da safra maior, pressionou os preços para baixo, especialmente de produtos vegetais. Se, por um lado, isso pode representar menor custo, de outro, teve influência nos preços de venda do produto final.

Espera-se que o ano de 2018 seja de crescimento. A expectativa do diretor geral da empresa é que a receita da companhia tenha um aumento de até 12%. “Temos um plano de negócios para 2018, de aumentar nossa capilaridade, aumentando nosso portfólio nas lojas”, afirma Milani.

A Vapza Alimentos é parceira da rede OrganicsNet. Para saber mais, acesse a página da empresa em nosso site clicando aqui

Fonte: Revista Globo Rural 

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