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A China pronta para ultrapassar os EUA como o mercado de alimentos

29 de março de 2011

Brasil, Rússia, Índia e China estão prontos para virar, em 2015, os países com o maior número de varejistas de acordo com último relatório divulgado pela empresa de consultoria IGD. O forte crescimento da China deverá continuar e seu varejo poderá ultrapassar os Estados Unidos em 2012, devido em parte ao impacto da recessão prolongada e a rápida recuperação da China. Isto tornaria o pais em 2015, o maior mercado do mundo, com um valor equivalente de € 1,042 bilhões (de euros).

A Rússia está prevista para acelerar seu crescimento ao longo dos próximos quatro anos duplicando o mercado atual de € 194 bilhões para € 394 bilhões em 2015. Estima-se que o mercado varejista indiano, chegará ao terceiro lugar em 2015 e terá um valor de € 428 bilhões. O Brasil que atualmente ocupa a quinta posição, superou a França pela primeira vez neste ano e está previsto que manterá essa posição em 2015 com um valor estimado de € 330 bilhões.

Joanne Denney-Finch, diretor-executivo IGD, disse: “Não é surpreendente que os países do Bric estejam previstos para ocupar o top dos cinco mercados globais de alimentos nos próximos quatro anos. O efeito da recessão global sobre os mercados desenvolvidos tem acelerado seu crescimento relativo, e o ritmo do desenvolvimento das economias é fenomenal. Em 2015, os alimentos comercializados no Brasil, Rússia, Índia e China serão no valor de € 2.194 bilhões. A população desses países será de mais de 3 bilhões. Muitos varejistas e indústrias já construíram uma forte presença nesses países, mas para aqueles que não participam, é vital que eles incorporam os mercados BRIC em seu planejamento estratégico a fim de sustentar o crescimento do negócio.”

Analistas da empresa Datamonitor num relatório do 1 de Março de 2011 indicaram que o setor de eletrodomésticos na China tem mostrado um crescimento anual consistente ao longo dos últimos cinco anos, e deverá atingir, em 2014, um valor de US $ 23 bilhões. Amir Srivastava do Datamonitor diz que “uma economia de alto crescimento e uma população grande criam enormes oportunidades para o setor dentro do mercado chinês.”

Outro aspecto é o aumento da consciência ambiental entre os consumidores e as indústrias que rapidamente estão lançando produtos com alegações de “eco-friendly”. Na pesquisa mais recente da Datamonitor , 86,1% dos consumidores chineses entrevistados escolhem “produtos com benefícios de ordem ética ou ambiental”.

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