Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Natexpo finaliza em Paris mostrando força dos orgânicos

26 de outubro de 2011

A feira Natexpo, do setor de alimentos orgânicos e de saúde é realizada a cada dois anos em Paris, no local de exposições de Villepinte. Enquanto alguns dos fabricantes orgânicos estão satisfeitos com a taxa de crescimento de dois dígitos, o comércio varejista está olhando com receio a tendência de preferência dos consumidores que estão começando a reagir cada vez mais para a crise econômica comprando menos, em lojas especializadas. O número de supermercados orgânicos tem aumentado significativamente – e do comércio convencional é também amortecendo os espíritos. Fabricantes e o comércio estão agora injetando impulso para o mercado através da introdução de novas estratégias e inovações de produtos.

“Estamos reagindo às exigências ambientais e removendo o óleo de palma de nossos programas de produção”, explicou Pascale Corbi, responsável pelas exportações da padaria Le Moulin de Pivert. Ele disse que os clientes continuam perguntando pela causa da destruição das florestas tropicais e, que espera num prazo de dois anos, ter mudado suas receitas. Quando o processo de conversão for concluído eles teriam substituído o óleo de palma pelo óleo de girassol francês ou azeite ou manteiga. Esta padaria líder no mercado de biscoitos na França valoriza muito a ciclos regionais e as fontes de farinha orgânica. Os biscoitos estão crescendo em popularidade, e uma parte é exportada para outros países europeus.

Alguns dos produtos inovadores que foram expostas na Natexpo, vieram de pequenos fabricantes de orgânicos como Croustisud que produz legumes secas em fatias vendidas no comércio especializado. Em vez de batatas fritas, o consumidor já pode comprar uma variedade de legumes, cores e sabores como cenoura, aipo ou beterraba. Atualmente os produtos deste fabricante são vendidos apenas no mercado francês.

Chocolates feitos com cacau de comércio justo do Peru foram oferecidos por Saldac um fabricante na Provence (Montélimar) que participou da feira pela primeira vez e também oferece os produtos em embalagens pequenas para restaurantes. A empresa trabalha diretamente com uma cooperativa peruana que abastece não só o cacau, mas também café, chá, quinoa e produtos feitos a partir de frutas tropicais.

Nos últimos anos, Taifun, empresa alemã produtora de alimentos a base de soja orgânica, realizou grandes esforços de investimento no cultivo de soja na Europa. 70% dos 2.000 t processadas anualmente vem da região rodada Freiburg, sede da empresa. Em 2010, Taifun alcançou crescimento acima da média de 18% no mercado francês. O valor estimado neste ano deverá ser de 8%.

fonte: Organic Market Info.

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