Sustainable Cosmetics Summit: resultados
A primeira edição latino-americana do Sustainable Cosmetics Summit (Cúpula de Cosméticos Sustentáveis), que ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro, em São Paulo, chegou a um final de sucesso, reunindo mais de 160 executivos das áreas de cosméticos e indústrias relacionadas. A cúpula destacou as áreas-chave para o desenvolvimento sustentável das indústrias de cosméticos regionais: traduzir a consciência verde em demandas por produtos sustentáveis, tratar dos impactos sociais e superar obstáculos legais.
O evento, divulgado pela rede OrganicsNet, teve como sessão de abertura “Iniciativas de Sustentabilidade”, que contou com empresas líderes do comércio de cosméticos na região. A Natura Brasil falou da linha Ekos, que beneficia 1.714 famílias amazonenses envolvidas na coleta de matérias-primas, já o Grupo Boticário citou sua fundação que, desde 1990 até os dias de hoje, patrocinou 1.306 projetos de reserva natural, descobrindo 43 novas espécies de plantas e animais.
O principal destaque da segunda sessão “Biodiversidade e Abastecimento Ético” foi o relato detalhado a respeito da legislação brasileira da biodiversidade. Um advogado explicou como a legislação feita para proteger o patrimônio genético do país, está sufocando a inovação.
Resultados da Union for Ethical Biodiversity Barometer revelaram que os consumidores brasileiros são os mais conscientes sobre a biodiversidade no mundo. A pesquisa realizada este ano mostra que 97% da população do país têm consciência da biodiversidade, e 38% são capazes de dar uma definição própria do assunto.
Na terceira sessão “Inovações em Marketing e Distribuição”, muitos participantes perguntaram porque essa consciência não se traduzia em vendas de produtos naturais, orgânicos e do comércio justo. Considerando que o Brasil tem uma classe média crescente e alto nível de conhecimento da questão ambiental, o mercado para produtos cosméticos com rótulos ecológicos ainda é muito pequeno. Um trabalho de análise de mercado sugere como solução para o problema uma ação de marketing, já que poucas empresas estão conseguindo transmitir com sucesso valores sustentáveis aos consumidores.
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Fonte: Organic-Market.Info