Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Diferenciação pode ser o segredo para pequenos produtores

18 de fevereiro de 2013

Deixar de produzir commodity e oferecer alimentos diferenciados, com valor agregado. Esse é o caminho para o pequeno produtor rural se destacar entre os grandes, diz Enio Queijada, gerente de agronegócios do Sebrae.”Como o preço das matérias-primas é dado pelo mercado externo, a escala é muito importante”, diz. “O pequeno agricultor deve procurar canais de venda que pagam melhor e conseguir um preço diferenciado.”

A aposta na diferenciação fez a Cia Orgânica, distribuidora de café orgânico de São Paulo, crescer rapidamente. O negócio começou em 2002, com uma fazenda em Ribeirão Claro (PR) que produzia cerca de 50 sacas de café orgânico por ano.

Foto: Divulgação

Cresceu até atingir 300 sacas anuais em 2008, quando começou a comprar de outras propriedades em Mogiana (SP) para responder ao crescimento da demanda no varejo. “Decidimos estender a marca para outras fazendas e estimulamos novos parceiros na produção orgânica”, diz Thiago Fontoura Filho, sócio diretor da empresa.Hoje, a Cia Orgânica é responsável pela distribuição de 700 sacas de café orgânico, que recebe de cinco fazendas.

A expansão ocorreu também no varejo. Além de empórios e restaurantes especializados, a empresa fornece para grandes redes de supermercados, incluindo o Pão de Açúcar –esse caso, como fornecedor exclusivo da marca própria Taeq.”A adesão das redes de supermercados aos produtos orgânicos nos possibilitou alcançar escala, que é fundamental para qualquer empresa”, afirma Fontoura Filho.

MIGRAÇÃO

Voltada ao cultivo de verduras, legumes e frutas, a Cultivar Orgânicos, de São Roque (SP), também cresceu apostando na diferenciação.

“Percebi, em uma feira nos EUA no final dos anos 90, que o mercado de orgânicos era emergente e que era possível produzir em escala comercial”, diz Cristiano Psillaris, sócio diretor da empresa.

O agrônomo decidiu, então, abandonar a agricultura convencional e partir para a orgânica. Com um faturamento anual em torno de R$ 6 milhões, a Cultivar leva os seus produtos para São Paulo, Rio e Minas Gerais.

Para atender à demanda, conta com aproximadamente cem agricultores parceiros no interior de São Paulo. Segundo Psillaris, a parceria foi fundamental para o sucesso. “Ninguém faz nada sozinho”, afirma o empresário.

Fonte: Folha de São Paulo

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