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Orgânicos vencem crise na Itália

8 de março de 2013

Foto: Oneco.BioFach

A crise não afetou o mercado de produtos orgânicos na Itália – esta é a conclusão do mais recente estudo sobre o mercado de orgânicos liderado pelo ISMEA / GFK-Eurisko. Os gastos com orgânicos subiram 7,3% em 2012, depois de mais de 9% em 2011.

Os dados sobre a compra de produtos orgânicos embalados no varejo italiano revelam tendências particularmente favoráveis ​​para biscoitos, doces e aperitivos (22,9% em 2011) e bebidas não alcoólicas (16,5%). Substitutos de arroz, massas e pão também aumentaram (8,9%), bem como frutas frescas e processadas e produtos hortícolas (7,8%), e leite e produtos lácteos (+4,5%). Os ovos eram ligeiramente para baixo de 1,9%.

Os resultados de 2012 confirmam uma forte concentração na compra de um pequeno número de produtos, com os primeiros 20 produtos que abrangem quase três quartos do total das despesas. Se considerarmos somente os 10 primeiros, veremos que eles representam 60% dos gastos totais.

No que diz respeito aos diferentes canais de distribuição, devido à crise, foi observado um aumento nos descontos (25,5% em 2011), relata o ISMEA. Hipermercados e supermercados fecharam com um crescimento de 5,5%. Geograficamente falando, os orgânicos são mais populares nas regiões do norte, com uma quota de 70% do mercado, em comparação com uma quota de cerca de 23% na Itália Central e de 7% no sul. A dinâmica da compra revela uma tendência positiva em todas as áreas, exceto no sul, onde os gastos com produtos orgânicos caíram.

Fonte: Istituto di Servizi per il Mercato Agricolo Alimentare

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