Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Setor gourmet impulsiona mercado orgânico no País

21 de outubro de 2014

  No Brasil, cada vez mais estabelecimentos gastronômicos adotam práticas sustentáveis que, além provocar mudanças na gestão e na logística de empreendimentos, afetam o cardápio. Segundo a coordenadora comercial do Festival da Gastronomia Orgânica e Feira de Produtos Orgânicos de São Paulo, Patrícia Bim, o país ganha um destaque neste mercado pela produção de frutas, legumes e verduras, que possuem uma demanda crescente. “Tamanho é o crescimento deste segmento que, neste ano, a expectativa é que o setor movimente R$ 2 bilhões no Brasil”.

avante O programa Avante, elaborado em 2012 pela Ticket, visa educar e estimular os parceiros de empresas e práticas alimentares saudáveis. “Trabalhamos com convênios de Recursos Humanos de nossos parceiros e apresentamos aos colaboradores conceitos e modos de realizar uma alimentação saudável”, explica o gerente de Estratégia e Marketing de Produtos do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) da Ticket, Júlio Zancopé.

 “Hoje a oferta de alimentação não saudável é superior. As empresas sabem que os colaboradores que se alimentam mal tem menor produtividade. Contamos com a divulgação de técnicas em nosso site e também em nossa fan page no Facebook.”, afirma Zancopé, que prevê atender 100% da carteira de clientes da Ticket nos próximos quatro anos.

 O empresário Vinicius Riolli através do seu restaurante Félix Bistrot, adota práticas sustentáveis como reutilização da água das chuvas e explica sobre a dificuldade em relação ao cardápio sustentável: “A cultura é pouco divulgada no que tange à gastronomia. O ‘orgânico’ precisa ser trabalhado. As pessoas adotam a ideia do politicamente correto, mas em alguns momentos não utilizam o modo correto. A sociedade tem que refletir sobre essa importante discussão”, afirma Rioli.

 No último mês de setembro, a casa, há 16 anos no mercado, adotou um menu sustentável, com aceitação estimada em 10% do público frequentadordo local. “Nossa proposta é trabalhar com hortaliças plantadas em nossa área, sendo levadas frescas para a mesa do cliente”, finaliza.

 

Fonte: DCI

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.