Segredos da empresa pioneira no cultivo de palmito orgânico
A empresa Miolo Real está presente no mercado há mais de 10 anos e em 2001 começou a produzir o palmito orgânico e gourmet. O manejo do palmito Miolo Real, extraído da palmeira real, passa por um processo desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri) e compreende as etapas de tecnologia de produção de mudas, tecnologia de cultivo e processamento industrial.
A diretora geral da empresa, Luísa Ribeiro, afirma que a palmeira real é uma excelente opção para combater a extração de espécies nativas. “O comércio de orgânicos está cada vez mais exigente e seus consumidores preocupando-se em aprender mais sobre este cultivo”. A palmeira real demora mais tempo para se desenvolver do que as palmeiras Juçara e Açaí e também não rebrotam. Leva-se entre 4 a 5 anos para efetuar o corte. “Neste caso, firmamos o compromisso de realizar o plantio de uma nova palmeira, mantendo, assim, o equilíbrio com a natureza e não depredando o meio ambiente”, explica Luísa.
Em função do processo envolvido e o grande número de mão de obra utilizada, a empresa acredita que o preço cobrado pelo palmito Miolo Real é justo e seu maior desafio é deixar transparente para o consumidor esse processo da palmeira real orgânica, tentando evitar comparações de preço com palmitos convencionais e até palmitos orgânicos de outras espécies.
Com foco na produção do palmito orgânico em conserva, a diretoria da empresa conta com uma estimativa de crescimento de 15% ainda para este ano.
É possível encontrar as versões do palmito orgânico Miolo Real e realizar uma consulta completa de todas as cidades com seus representantes no site www.mioloreal.com.
Acompanhe a matéria completa: Segredos da empresa pioneira no cultivo de palmito orgânico
Fonte: Revista A Lavoura