Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Tecpar amplia atuação na certificação de produtos orgânicos

21 de junho de 2013

Foto: Divulgação

Para atender o programa paranaense de certificação de produtos orgânicos, o Tecpar Cert – a unidade certificadora do Instituto de Tecnologia do Paraná – vai promover, de 24 a 28 de junho, um curso para 20 bolsistas que atuam nos núcleos de agroecologia das instituições parceiras espalhadas em todas as regiões do Estado. Eles serão capacitados para auxiliar os produtores a se adequarem à regulamentação da certificação de produtos orgânicos. Numa segunda etapa, vão atuar também como auditores nos demais núcleos.

O Tecpar é o maior certificador de produtos orgânicos no Paraná, atuando também em outros estados e países por meio de parcerias. Além disso, o Tecpar Cert é parceiro da SNA no projeto CI Orgânicos. Juntos vem realizando, atualmente,  pesquisa sobre o mercado de orgânicos no Paraná, que será disponibilizada em breve.

“Queremos apoiar e ampliar esse segmento, o que exige mais trabalho e recursos”, diz o gerente de certificação de produtos e coordenador do Pograma de Ogânicos, Fábio Corrales. Contando com a parceria das universidades estaduais, da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) de Pato Branco e do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, o programa, financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, subsidia a certificação das propriedades, compulsória conforme prevê regulamentação publicada pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2011.

O curso terá duração de 40 horas e será ministrado pela empresa Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, na sede do Tecpar. Mais dois cursos estão previstos para o ano que vem. A meta é chegar a 60 profissionais, explica Corrales. “No início, o programa previa atender até 400 famílias, mas percebemos que a demanda é muito maior e podemos chegar a mil famílias, dependendo dos recursos que tivermos”, diz ele.

Certificações
A unidade de certificação do Tecpar, criada em 1997, foi o primeiro organismo credenciado junto ao ministério, em 2011, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Atualmente, o instituto certifica alguns dos mais importantes vinhedos e vinhos orgânicos do Chile para entrada no Brasil. São vinhos das uvas Cabernet, Carmenere, Pinot noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc, que só podem ser comercializados como orgânicos em território nacional se ostentarem o selo do Ministério da Agricultura (Orgânico Brasil).

Além dos vinhos, o Tecpar Cert também está certificando a quinoa e a kiwicha (amaranto, planta sagrada dos incas e tida como o produto vegetal mais completo em termos de nutrição) produzidas no Peru e comercializadas no mercado brasileiro.

No Brasil, o Tecpar certifica o café produzido por cooperativas e por grandes produtores de Minas Gerais e, ainda, as castanhas do Brasil produzidas pela empresa Econut, em Itacoatiara, no Amazonas, entre outros produtos.

No Paraná, o instituto certifica a produção orgânica da avícola Gralha Azul, em Francisco Beltrão, e as hortaliças produzidas pela Chácara Sabores da Natureza, em Colombo. Ambos fornecem para as grandes redes de supermercados no Estado.

A certificação basicamente dos pequenos produtores paranaenses é feita basicamente em produtos da olericultura, grãos, adubos, melado de cana-de-açúcar, açúcar mascavo, geléias, picles, conservas, temperos, chás e condimentos.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Leia mais

Tecpar expande certificação internacional aos produtores orgânicos brasileiros

Carne bovina com selo da ‘Rainforest Alliance’

Rede Ecovida incentiva a agricultura familiar agroecológica

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

Tags:

, , , , .

Compartilhe:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.