Alimentos orgânicos para escolas do ES
Chamada pública para compra de alimentos orgânicos para escolas será em janeiro
Desde 2010, a agricultura familiar e a alimentação escolar na rede municipal de ensino estão diretamente ligadas.

Isso se deve à iniciativa da gestão municipal em adquirir produtos alimentícios provenientes de cooperativas, pequenos produtores e empreendedores rurais do Espírito Santo.
A chamada pública deste ano, marcada para dia 5 de janeiro, e que propõe a aquisição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar em 2012, já está valendo.
Os interessados em participar da chamada irão vender os alimentos produzidos em suas propriedades diretamente ao município, no período de fevereiro a dezembro de 2012.
A quantidade e os tipos de alimentos são especificados no edital da chamada, com a estimativa baseada nos cardápios elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
Os envelopes referentes à documentação e a proposta de preço devem ser entregues até as 9 horas do dia 5 de janeiro, no Palácio Jerônimo Monteiro, que fica na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, 2º Piso, Bloco B, em Bento Ferreira. A abertura dos envelopes acontece às 14 horas, na mesma data e local.
Objetivo
O objetivo da Chamada Pública é aumentar a qualidade da alimentação oferecida aos cerca de 50 mil alunos da rede, além de auxiliar o crescimento dos produtores familiares locais e regionais.

Os fornecedores que aderirem a este processo declaram-se atendentes de todas as exigências legais e regulatórias, além de possuírem autorização legal para fazer a proposta, sujeitando-se, em caso de declaração falsa, às penalidades da legislação civil e penal aplicáveis.
O fornecedor também se compromete a oferecer os gêneros alimentícios conforme o disposto no padrão de identidade e qualidade estabelecida na legislação vigente, assim como as especificações técnicas elaboradas pela Equipe de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Vitória.
Ao todo são quase 60 itens que integram a lista de produtos, desde frutas e hortigranjeiros até massas e laticínios. Entre eles estão abacaxi, goiaba, abóbora, laranja lima, manga, maracujá, melancia, melão, berinjela, milho em espiga, biscoito caseiro, iogurte e queijo muçarela, entre outros.
Por: Alan Rodrigues Costa
Edição: Deyvison Longui
– Acesse na integra o Documento
da Chamada Pública. Clique na imagem.