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A Era ”Fast-Food” estaria chegando ao fim?

26 de março de 2015
Foto: Isto É
Foto: Isto É

Big Food encara tempos difíceis. Conagra, que detém as marcas Hunts, Reddi Chicote, Ro-Diga, Swiss Miss, e Orville Redenbacher, juntamente com o Chef Boyardee, recentemente reduziu suas projeções de lucro 2015 e demitiu parte de seus funcionários. A marca de cereal Kelogg’s Cereal teve a diminuição de 5,4 por cento nas vendas, em relação ao ano passado. “Cresce a desconfiança dos consumidores nas marcas tradicionais de alimentos”, informa a CEO da Campbell Soup.

Parte do problema se deve às flutuações cambiais. Depois de conquistar o mercado norte-americano, Big Food, durante anos, visou no exterior o crescimento. Recentemente, um dólar forte cortou em lucros estrangeiros, porque um dólar mais caro torna as vendas no exterior menos valiosas, quando não convertidas para a moeda norte americana, como o Wall Street Journal informou recentemente.

Outra razão, certamente, é a saúde. Durante a última década, pesquisas foram realizadas sobre os efeitos nocivos de alimentos altamente processados. Os médicos pesquisadores de Universidade de Yale, David Katz e Samuel Meller, chegaram à conclusão de que a “dieta de alimentos minimamente processados próximos à natureza, em que predominam as plantas, é decisivamente associada à promoção da saúde e à prevenção de doenças.”

Enquanto ocorre a crise da Big Foods, as vendas de alimentos frescos cultivados pelos agricultores continuam crescendo. Um recente relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, informa que existem 8.268 agricultores em todo o país, significando um salto de 180% desde 2006. Há também centros regionais de alimentos, que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) descreve como “empresas que agregam alimentos produzidos localmente para atender no atacado, varejo, demanda institucional, e até mesmo indivíduo “- tipo de operação que pode mover alimentos frescos de fazendas locais para mercearias, para que você não tenha que ir ao mercado dos fazendeiros para obter seus produtos.

Finalmente temos as escolas, onde os pequenos consumidores aprendem hábitos alimentares saudáveis antes de se tornarem adultos. De acordo com o USDA, os distritos escolares com esse tipo de programa cresceram mais de 400 por cento entre 2007 e 2012.

Fonte: Mother Jones

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