A estratégia da rede Whole Foods Market para afastar a concorrência
A Whole Foods Market, primeira rede norte-americana de supermercados a obter a certificação orgânica, inaugurou em 2007 uma megastore em Tustin, Califórnia, ficando famosa por ofertar serviços ditos “premium”, com um centro de grelhados de frutos do mar e bares especializados em chás e vinhos.
Mas, depois de sobreviver a uma grande recessão, que mudou drasticamente os hábitos de compra dos consumidores norte-americanos, a loja localizada em Orange Country, Califórnia, vem passando por uma grande reformulação. Nessa reformulação incluem-se corredores mais fáceis de transitar, uma seleção mais ampla de comida para viagem, serviços de café com pedido prévio, pacotes de carnes e uma seleção expandida de cervejas artesanais.
Mas, a peça central dessa reforma não necessita sequer de carrinhos de compras. O mercado de 60.000 metros quadrados acrescentou em seu espaço dois novos restaurantes: um Mendocino Farms, restaurante especializado em sanduíches veganos e vegetarianos feitos com produtos orgânicos, e o Hangar Bar, restaurante que oferece uma seleção de cervejas artesanais, aperitivos feitos com produtos orgânicos como nachos de couve-flor, seguindo, claro, os padrões de qualidade da rede Whole Foods Market.
Há uma demanda de consumidores que buscam por restaurantes no estilo chef-driven. Nesse modelo de restaurante, o chef projeta todos os itens do menu baseados em seu próprio gosto, utilizando ingredientes especificamente selecionados. Tais ingredientes, na maioria das vezes, são escolhidos a partir do mercado de agricultores locais ou importados de países estrangeiros, não sendo de tão fácil acesso em todos os lugares. Os consumidores buscam dessa forma, também, um serviço personalizado e valorizado, que lhes ofereça uma certa comodidade e conveniência.
“Nós adoramos ligar as pessoas à novos alimentos e experiências de varejo”
Marci Frumkin, executivo de marketing local da Whole Foods Market
Supermercados tradicionais como Ralphs e Walmart aumentaram, ao longo dos anos, as ofertas de marcas privadas orgânicas. Varejistas online, como Amazon Fresh, também estão investindo forte no mercado de alimentos naturais e orgânicos. Supermercados e restaurantes também estão aumentando a competição oferecendo programas de entrega de kits de refeições.
A resposta da Whole Foods foi dada, em parte, adicionando restaurantes às suas lojas. Das 464 lojas da rede com sede no Texas, 180 já possuem bares ou restaurantes.
“É um experimento. A Whole Foods continua a romper limites”
Mario Del Pero, co-fundador da Mendocino Farms.
Em novembro, foi inaugurado um restaurante Kogi, em mais uma loja reformulada da rede em El Segundo, cidade localizada no Condado de Los Angeles, Califórnia.
O industry watcher, Brian Todd, presidente do Food Institute, afirmou que acrescentar restaurantes faz sentido caso o objetivo da Whole Foods seja atrair compradores da chamada geração Y. De acordo com uma análise do Food Institute, essa geração gasta 44% dos seus dólares em refeições.
“As pessoas dessa geração – também conhecida como Millennials – também gostam das cervejas artesanais vendidas nesses bares e restaurantes”, disse Todd.
Todd ainda afirmou que as mudanças são uma jogada inteligente “à medida que os consumidores procuram maneiras de fornecer refeições para suas famílias e para si mesmos da forma mais rápida e fácil possível”.
Fonte: Living Maxwell
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