Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Agricultura Metropolitana

11 de agosto de 2011

São Paulo foi escolhida, entre diversas cidades mundiais, para sediar a II Conferência Internacional de Agricultura Metropolitana, que acontecerá em junho de 2012.

A escolha se deve a trabalhos que a capital paulista vem desenvolvendo relativos ao tema. O destaque fica para o programa Agricultura Limpa, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que estimula atividades agrícolas sustentáveis, ajudando a conter a ocupação desordenada e o êxodo rural.

Mas o que chamou à atenção do grupo multidisciplinar composto por pessoas desses seis países não foi exatamente a produção de alimentos. “Eles acharam incrível o fato de trabalharmos numa região de mananciais e termos como subproduto a água”, diz a coordenadora do projeto, Nadiella Monteiro.

Com dois anos de estrada, o Agricultura Limpa já tem mais de 400 agricultores cadastrados, a maior parte deles dos bairros de Parelheiros, Capela do Socorro e M. Boi Mirim, o chamado cinturão verde que produz boa parte das verduras e plantas ornamentais que o paulistano compra.

Além disso, a região é rica em mananciais e responde por 30% do abastecimento de água da cidade. “O objetivo é a preservação dos mananciais de Parelheiros que abastecem as represas Billings e Guarapiranga”, diz Nadiella.

fonte: leia a notícia completa: Sou Agro

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.