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Alemanha: Mercado de cosméticos naturais pode movimentar €1bi, este ano

13 de novembro de 2013

Com o novo crescimento recorde de mais de 10 % no primeiro semestre, o mercado de cosméticos naturais está no bom caminho para superar a marca de €950 milhões até o final do ano. Para 2014, um crescimento de 5% a 6% seria suficiente para romper a barreira de €1 bilhão. Na Conferência de cosméticos naturais, ocorrida em Setembro de 2013, em Berlim, especialistas do setor, pesquisadores de mercado e consultores analisaram esta evidência de sucesso e abordaram um amplo leque de temas no setor de cosméticos naturais, a partir de questões sobre matérias-primas, fabricação e sustentabilidade para marketing e vendas.

A boa notícia sobre o aumento nas vendas de cosméticos naturais veio logo no início. Elfriede Dambacher, organizadora da Conferência, anunciou crescimento de 10,2% até junho de 2013, e sua expectativa é de que o volume de negócios atinja os € 950 milhões até o final do ano. No primeiro semestre de 2012, o mercado estava hesitante, mas se recuperou no final do ano, com o crescimento do volume de negócios em cerca de € 45 milhões (5,5%). Este ano, é provável que este número praticamente dobre.

Atualmente, os cosméticos naturais foram triunfantes em supermercados e lojas de alimentos convencionais de grande escala, enquanto que os canais de vendas especializados (lojas de produtos orgânicos e/ou voltados para saúde) continuaram estagnados. Dambacher explica que, há sinais claros de mais investimentos por parte dos fabricantes de orgânicos em comunicação e marcas: o envolvimento no mundo da moda e do showbusiness e uma presença em vários eventos de gala e nos meios de comunicação.A presença de fabricantes na mídia impressa e on-line ou é estável em um nível alto ou está crescendo.

Junto a isso, a BNN (Associação Alemã de Comércio e Varejo Orgânico) colocou em vigor, desde o início do ano, uma série de diretrizes a serem seguidas por esses produtos, em mais de 200 lojas, que querem melhorar o seu perfil, dando a garantia de que são 100% certificados. A consequência é que, alguns desses cosméticos, ou até mesmo linhas inteiras, foram retirados do mercado. Na maior parte, já foram substituídos por produtos certificados que se adequam as normas da BNN.

 

Fonte: Organic-Market.Info

 

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