Algodão orgânico
H & M foi a empresa mundial que mais utilizou algodão orgânico em 2010, de acordo com os últimos dados revelados pelo Têxtil e Exchange. O relatório aponta estimativas para o algodão orgânico e o mercado têxtil sustentável, identificando tendências, líderes de mercado e fornecendo projeções de mercado para o 2011. Em 2010, a H & M utilizou cerca de 15.000 toneladas de algodão orgânico, um aumento significativo de anos anteriores. “A intenção é ir aumentando gradualmente o uso de algodão orgânico, mais como parte de nossa meta de usar somente o algodão orgânico e sustentável até 2020. Queremos continuar a contribuir para aumento da demanda por algodão orgânico e motivar os agricultores para o cultivo de algodão sustentável “, diz Henrik Lampa, CSR Product Manager na H & M.
H & M utiliza certificação de algodão orgânico desde 2004 e a partir de 2007 existem roupas feitas com algodão 100% orgânico em todos os departamentos, bem como algumas roupas feitas a partir de 50% de algodão orgânico e 50% algodão convencional. Todas as roupas feitas com algodão orgânico levam uma etiqueta marcada como “algodão orgânico”.
Bem como investir em algodão orgânico, H & M trabalha para melhorar, crescer o algodão convencional e fazendo que todo o algodão usado mais sustentável. H & M tem estado envolvido com a Better Cotton Initiative (BCI) desde sua criação em 2004 e, é membro eleito do conselho da organização. O BCI é uma iniciativa de longo prazo que desenvolve e promove boas práticas agrícolas permitindo que mais algodão seja cultivado, reduzindo o uso da água e químicos.
Fonte: H&M