Uma alimentação saudável sempre fez parte da rotina da médica Fernanda Simões dos Santos, 28 anos. Mas, nos últimos oito anos, os produtos naturais, orgânicos e integrais entraram de vez no cardápio diário de Fernanda e ela se tornou cliente de lojas especializadas.
“Prefiro o arroz integral e consumo cereal e barrinhas. E hoje é mais fácil consumir porque as opções são variadas”, diz. Fernanda traduz o forte potencial do mercado de alimentos naturais em Ribeirão Preto. Com crescimento médio de 30% ao ano na cidade, o segmento de produtos orgânicos, integrais, diet e light ganha cada vez mais adeptos, negócios especializados e espaços nas prateleiras dos supermercados.
“O incentivo para esse mercado vem de vários locais. O interesse das pessoas pela saúde e pelo bem-estar aumentou muito nos últimos anos, a renda cresceu e a participação da classe média no consumo avançou e há uma ampla divulgação na mídia, com programas de TV e campanhas”, diz Alexandre Nicolella, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão (FEA-RP/USP).
Demanda e negócios
E com a demanda mais forte, veio também o espaço para mais negócios na área. Hoje são pelo menos 15 lojas de produtos naturais na cidade, fora as bancas que oferecem uma infinidade de produtos naturais no Mercado Municipal da cidade.
“Sempre compro nas lojas ou no Mercadão mesmo, lá eu monto minha granola com vários ingredientes diferentes. O consumo desses alimentos faz parte do dia a dia”, diz a estudante Bruna Garutti, 19.
E o potencial para novos negócios segue alto. Prova disso é o retorno obtido pelo empresário Marcos Milone, que em agosto do ano passado inaugurou uma franquia da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais multimarcas. De lá pra cá, o faturamento do negócio cresceu 6% ao mês.
“Buscava uma franquia e vi o potencial desse segmento. O crescimento de vendas é evidente: a cada mês, as pessoas estão realmente descobrindo esse mercado e consumindo cada vez mais.”
Antes pouco dispostos, itens agora ganham prateleiras
Nos supermercados, o movimento de ascensão do segmento de produtos naturais só avança.
Antes, os itens mais saudáveis eram dispostos de maneira tímida nos corredores. Hoje, ocupam prateleiras inteiras.
“Hoje a gente encontra bem mais produtos mesmo. Mas acho que ainda faltam opções de marcas. Se encontrássemos mais coisas, o consumo seria ainda maior”, diz a psicóloga Patrícia Prado, 46.
De olho nessa demanda e exigência dos clientes, a rede Savegnago, que tem 11 lojas em Ribeirão Preto, fez uma pesquisa para conhecer e expandir esse segmento.
Foram ouvidos 1.000 consumidores desses produtos e, segundo Valdir José Ribeiro, gerente de marketing da rede, o resultado mostrou que essa categoria realmente exige atenção especial.
Espaço
“Do total de entrevistados, apenas 30% disseram que compram produtos naturais em supermercados. O que revela que há espaço para conquistarmos mais clientes”, diz Ribeiro.
Ainda segundo a pesquisa da rede, 40% das pessoas responderam que a variedade de produtos no mercado poderia ser maior e 32% disseram que o preço também poderia melhorar.
“São clientes mais preocupados com a qualidade e variedade do que com o preço, mostra que há potencial de consumo mesmo.”
Mix
Baseado nessa pesquisa, Ribeiro diz que a rede vai começar a reformular neste mês as seções de produtos e aumentar o mix de itens.
“Estamos em busca de fornecedores para atender a essa demanda. 18% das pessoas, por exemplo, disse que querem itens como colágeno, chia, chás e farinhas.”
Mudança que deve incentivar ainda mais as vendas da rede, que têm se mostrado positivas.
No ano passado, houve um crescimento de 31% na venda de produtos diet, light e naturais nas lojas da rede de supermercados.
Fonte: Jornal A Cidade