Ásia: Indústria de Cosméticos discute sustentabilidade na produção
O abastecimento sustentável de matérias-primas está ganhando popularidade na indústria de cosméticos. No entanto, o Organic Monitor aponta que a Ásia está um pouco atrasada. Embora o continente tenha se tornado uma importante fonte de ingredientes para cosméticos, as perguntas pairam sobre o impacto ecológico e social dessas matérias-primas.
A região Ásia – Pacífico tem 30% da área da superfície global, e ainda abriga 60% da população mundial. O acelerado crescimento econômico e a consequente urbanização, estão exercendo enorme impacto sobre os recursos naturais e ameaçando a biodiversidade. A região perdeu 95% de suas florestas primárias e, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a região tem o maior número de espécies animais e vegetais ameaçadas.
O desmatamento e a drenagem de zonas úmidas estão associados com a agricultura de matérias-primas cosméticas. A produção de óleo de palma – o óleo vegetal mais utilizado em produtos cosméticos – tem sido diretamente responsável pela destruição das florestas tropicais na Malásia e na Indonésia. Bem como, pela liberação de gases estufas, além disso, o cultivo de óleo de palma colocou a sobrevivência de animais, como o orangotango e o tigre de Sumatra, em risco.
Há também preocupações sobre o fornecimento sustentável de outros ingredientes cosméticos, como perfumes e ativos naturais, pertencentes a regiões indígenas. O Sândalo, nativo da Índia e Sri Lanka, agora é produzido principalmente na Austrália por causa da alta incidência de extração ilegal da madeira. Há também questões éticas sobre os ingredientes de origem animal em produtos cosméticos, como por exemplo, o óleo de fígado de tubarão, muito utilizado por indústrias asiáticas.
Como será indicado na próxima edição da Sustainable Cosmetics Summit Ásia-Pacífico, encontro para discutir sobre Cosméticos Sustentáveis, este segmento precisa incentivar o a ética e a biodiversidade na região. Com o mercado de cosméticos asiático prestes a se tornar a maior do mundo, os consumidores asiáticos têm, potencialmente, uma maior influência sobre as “compras verdes”.
Fonte: Organic Monitor
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