Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Qualificação do Agricultor Familiar/RS

11 de abril de 2012

Programa Municipal de Qualificação da Agricultura Familiar oferece mais de 60 cursos ao longo do ano

A Secretaria de Desenvolvimento e  Agricultura  informa que através do Programa Municipal de Qualificação da Agricultura Familiar mais de 60 cursos serão oferecidos ao longo deste ano, beneficiando aproximadamente 800 agricultores diretamente e indiretamente mais de 1500 pessoas.  Gestão Rural, Operação e Manutenção de Tratores Fruteiros, Operação e Manutenção de Turboatomizadores, Fruticultura, Agricultura Orgânica, Processamento de Frutas e Hortaliças e o Programa Com Licença vou à Luta são alguns dos cursos que serão disponibilizados.  A meta, estipulada para o período de cinco anos, é beneficiar 100% das famílias que trabalham no campo em no mínimo uma área de conhecimento, e atingir 50% das famílias com gestão rural ou inclusão digital. Também faz parte das metas a redução, no mínimo, em 15% do uso de defensivos agrícolas aplicados por área, através da otimização da aplicação, além de melhorar a segurança alimentar através do uso racional dos defensivos agrícolas.
O Curso de Processamento de frutas é o primeiro a ser concluído este ano. Ministrado no distrito de Faria Lemos (Vale Aurora e Santo Antoninho), contou com a participação de 25 mulheres das comunidades. A responsável pelo trabalho foi a instrutora Joelma Silva, através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que é o grande parceiro do programa e responsável por 80% dos beneficiados, cuja ações são organizadas e desenvolvidas de forma sistematizada, seguindo um processo de planejamento, execução, acompanhamento, avaliação e controle.

Mais de 60 cursos serão oferecidos ao longo deste ano, beneficiando aproximadamente 800 agricultores diretamente e indiretamente mais de 1500 pessoas. (Fotos: Débora Grigolo)

“O curso nos proporcionou conhecer todo o processo de esterilização dos vidros, de cristalização das frutas, o processo da chimia, e caldas de frutas. Podemos até pensar na ideia de uma produção em maior escala e talvez abrir uma agro indústria”  ressalta a organizadora do grupo do Vale Aurora Silvia Gabardo.
“A ideia é muito produtiva, pois apesar de já fazermos isso em casa, sempre temos algo para melhorar, aprender como se faz de um modo mais ágil e da maneira correta, como a higienização, o tempo de preparo e o ponto certo de cozimento” comentou a participante Ivone Salton.

Curso Processamento de Frutas .

O Curso de Processamento de frutas é o primeiro a ser concluído este ano. Ministrado no distrito de Faria Lemos (Vale Aurora e Santo Antoninho), contou com a participação de 25 mulheres.

O programa que tem o objetivo de apoiar os agricultores de todos os distritos do município ao cultivo e administração de sua propriedade, através de ações educativas que visam o desenvolvimento do agricultor, como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O programa que tem o objetivo de apoiar os agricultores de todos os distritos do município.

A responsável pelo trabalho foi a instrutora Joelma Silva, através do SENAR.

Os trabalhos coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, SENAR, Emater, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Universitário da Região dos Vinhedos (UCS/CARVI), CEIIPÊ, e Paróquias do município.

A meta, estipulada para o período de cinco anos, é beneficiar 100% das famílias que trabalham no campo em no mínimo uma área de conhecimento.

Todos os distritos estão com uma agenda de Cursos, as inscrições podem ser feitas através das lideranças de cada distrito. Maiores informações: (54) 3055-7107 na Secretária de Desenvolvimento e Agricultura.

Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves/RS

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.