Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Biofertilizante aeróbico: conheça um equipamento simples e econômico para fazer o seu próprio formulado

27 de abril de 2023

Conheça o Biofertilizante aeróbico da Epagri, um equipamento simples e econômico para fazer o seu próprio formulado.

A Epagri recomenda o uso de biofertilizantes aeróbicos devido aos seguintes benefícios: são de baixo custo de produção, são formulados com poucos insumos e que são facilmente encontrados, são de fácil produção e aplicação, podem atuar sobre doenças de plantas, são fontes de nutrientes, atuam para melhoria do solo e nas doses recomendadas não são tóxicos às plantas.

Clique na imagem abaixo e assista vídeo sobre o Biofertilizante aeróbico da Epagri:

Fonte: Epagri

O sistema sustentável de produção de hortaliças preconizado pelo Projeto Hortaliças da Epagri adota o manejo de produção orgânica baseado nas normas oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Dentre as estratégias preconizadas está o uso do biofertilizante aeróbico, com objetivo de estimular comunidades microbianas benéficas que auxiliam na promoção do crescimento das plantas e/ou no antagonismo a fitopatógenos.

O biofertilizante é um produto oriundo do processo de fermentação microbiana, aeróbia ou anaeróbia de diversos materiais orgânicos, resultando em uma matriz líquida que contém macro e micronutrientes, alta carga de comunidades microbianas e metabólitos que atuam na promoção do crescimento das plantas e na proteção contra fitopatógenos.

A produção de biofertilizante aeróbico requer a injeção de ar no meio líquido e, para sua adoção pelo produtor rural, o Projeto Hortaliças da Epagri/EEI desenvolveu a Unidade Portátil de Produção de Biofertilizantes – UPPB. A UPPB é construída a partir de uma bombona plástica de 200 litros, uma bomba de máquina de lavar roupas, canos e conexões de PVC.

Clique na imagem abaixo e confira manual Biofertilizante Aeróbico da Epagri:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.