Brasil é principal contribuinte no aumento de vendas de fertilizantes
Durante o terceiro trimestre, as vendas de fertilizantes foram consideradas recordes, segundo dados divulgados pela norueguesa Yara Internacional. A empresa informou que o motivo principal seria o preço baixo do gás na Europa, impulsionando então as vendas. “Nossas plantas na Europa tiveram um bom desempenho, com maior produção e melhores margens, à medida em que os preços do gás no continente recuaram”, afirmou o presidente da empresa, Torgeir Kvidal.
Segundo a companhia, o lucro líquido foi de 1,707 bilhão de coroas norueguesas (cerca de 640 milhões de reais), em que no mesmo período do ano passado havia sido de 1,571 bilhão (cerca de 590 milhões de reais). O faturamento líquido, por sua vez, totalizou 24,10 bilhões de corocas norueguesas (cerca de 9 bilhões de reais) acima da expectativa do mercado de 21,67 bilhões de coroas norueguesas (cerca de 7 bilhões de reais).
As encomendas de fertilizantes aumentaram 16% na comparação trimestre a trimestre, feitas principalmente pelo Brasil. Sem o país, as vendas subiram 6% sob a mesma comparação, com destaque para as entregas de ureia e nitratos. “A Yara registrou fortes resultados no terceiro trimestre com entregas recordes, refletindo tanto crescimento orgânico quanto à aquisição de operações de fertilizantes pela Bunge no Brasil”, afirma Torgeir.
Fonte: Valor Econômico