Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Carrefour segue expandindo no setor de orgânicos na França

2 de agosto de 2016

foto

Imagem: Milk Point

O Carrefour está acelerando a ampliação de sua rede de supermercados com produtos exclusivamente orgânicos em seu país de origem, a França. É oferecida nas lojas uma larga gama de artigos sutentáveis. Desde alimentos até cosméticos e têxteis.

A nova rede Carrefour Bio (como são chamados os orgânicos em francês) ainda estpa em fase de teste, limitado a Paris e seus arredores, disse Georges Plassat, CEO do grupo. Mas o avanço em 2016 é significativo: a primeira loja foi aberta em 2013 e até o ano passado havia apenas quatro unidades. Em um ano, o número terá triplicado.

Os preços desses artigos são mais elevados. Pelo menos 20% mais caros dos que os comuns. Provavelmente esse é um dos fatos de tamanha minúcia na escolha dos lugares onde as lojas vão estar. Para além da capital francesa ficarão em outros dois subúrbios nas proximidades, com alto poder aquisitivo.

Podem ser encontrados nas novas lojas até mais de 3 mil produtos orgânicos, sendo quase a metade da marca própria Carrefour Bio, já vendida há anos nos hipermercados e supermercados comuns do grupo na França. A marca está em expansão. Anualmente, há cerca de 50 lançamentos.

Nesta semana, a varejista comprou o site francês Greenweez de vendas online de produtos orgânicos e ecológicos. A loja cibernética conta com mais de 35 mil artigos e faturamento de quase € 20 milhões. “O mercado de orgânicos está crescendo muito na França e nossas vendas nesse setor também”, disse Plassat. Em 2015, o Carrefour vendeu 125 milhões de produtos de sua marca própria Carrefour Bio. O grupo já é o líder do país nessa área.

O mercado de orgânicos movimentou € 5,5 bilhões na França em 2015. Cresceu 10% na comparação com o ano anterior, informa a Agência Francesa para o Desenvolvimento e Promoção da Agricultura Orgânica. Mais da metade da receita das vendas, segundo o órgão, é de artigos frescos, como frutas, legumes, ovos e carnes. Em um relatório divulgado neste ano, a agência, ligada ao governo, informa ainda que 65% dos franceses consumiram regularmente produtos orgânicos em 2015. No início dos anos 2000, a taxa era de 37%.

De acordo com Plassat, outras lojas Carrefour Bio poderão ser abertas “onde for útil”. Mas ele disse que não há planos atualmente de criar unidades desse tipo no Brasil. Isso não impede, de acordo com o CEO, que o grupo aumente a oferta desses produtos no mercado brasileiro. Charles Desmartis, presidente do Carrefour no Brasil, afirmou que as vendas de orgânicos vêm crescendo no país, sem revelar números. “Estamos ampliando o sortimento de alimentos perecíveis nas lojas”, disse Desmartis.

Fonte dessa notícia: Milk Point

Mais informações sobre o Carrefour Bio: Carrefour Bio

Para saber mais:

Novo conceito de varejo de orgânicos na China – OrganicsNet

A importância do varejo no segmento orgânico – OrganicsNet

Orgânicos crescem no varejo – OrganicsNet

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.