Certificação participativa, Ifoam conclui pesquisa
IFOAM, Federação Internacional dos Movimentos Orgânicos, informou em seu último boletim ter concluído a pesquisa correspondente ao ano de 2013, das entidades de certificação participativa. 20 novas iniciativas de SPG, localizadas principalmente na América Latina e na Ásia, foram cadastradas. Dessas 20 iniciativas, 10 já estão operando e 10 em fase de desenvolvimento.
Nos últimos anos IFOAM identificou um total de 141 iniciativas de certificação participativa em 56 países. Além da consulta on-line, correspondências foram dirigidas a todos os interessados, como uma maneira de levantar o maior número de informações.
A compilação dos dados recebidos, através do levantamento esta quase finalizado, e o Ifoam espera lançar, em 2014, um livro contendo as estatísticas. Um mapa atualizado, também deverá ser disponibilizado.
Masipag, nas Filipinas, com mais de 10.000 agricultores é a maior rede de produtores certificados como SPG. A rede, criada em 2005, é formada por agricultores, organizações populares, ONGs e cientistas. Sua característica é a forte participação dos agricultores. Os produtores são os inspetores, oficiais de controle de qualidade e os tomadores de decisão na comissão de aprovação. Isso se encaixa bem com o princípio da auto-suficiência dos agricultores, seguido por MASIPAG. Mesmo assim, diversos outros atores estão envolvidos nas diferentes atividades e o MASIPAG atua como um coordenador geral.
Veja o site do Masipag:
Lembramos que no Brasil, as entidades interessadas em Certificação Participativa devem ser cadastradas no Ministério da Agricultura do Brasil. Veja a listagem das entidades cadastradas:
Organismos Participativos de Avaliação de Conformidade – OPAC