China: proteção a direitos do produtor
Premiê chinês defende maior proteção a direitos do produtor
Segundo Wen Jiabao, modernização da agricultura é tão importante como a urbanização e a industrialização
Agência do Estado

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, destacou no último domingo a importância de proteger os direitos dos agricultores do país e de promover uma modernização no setor agrícola, de acordo com reportagem da agência de notícias estatal Xinhua News, referindo-se a um artigo publicado no periódico de teoria política Qiushi (Buscando a Verdade).
Segundo Wen, em um país com grande população rural, a modernização da agricultura é tão importante como a urbanização e a industrialização. A reportagem da Xinhua diz que, segundo o primeiro-ministro, o país precisa continuar regulando com rigor as terras cultiváveis e os recursos hídricos.
O artigo de Wen também defende melhorias em sistemas operacionais da agricultura básica e avanços científicos e tecnológicos. Além disso, Wen entende que os moradores da zona rural devem ter o direito legal a contratos para uso de terras e distribuição coletiva de renda. O primeiro-ministro avalia que o país precisa proteger os direitos de propriedade dos produtores durante reformas que utilizam a desapropriação de terras.
Fonte.: IG – Notícias