Içara (SC) recebe 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica
O município de Içara, em Santa Catarina, a partir de 17 de julho será sede do 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica. O evento apresenta o tema “Apicultura no Século XXI” e tem a participação de 800 produtores inscritos .
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, participará da abertura oficial do Simpósio a partir das às 13h30, no salão paroquial da Igreja Matriz. Junto com o Simpósio acontecerá também o 31º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECA) e uma expo-feira de produtos e equipamentos apícolas. O evento trará diversas palestras voltadas para o setor e também minicursos.
Segundo o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Nésio Fernandes de Medeiros, o Simpósio tem como objetivo transmitir ao setor apícola as mais recentes tecnologias voltadas para apicultura, principalmente a apicultura orgânica. “A apicultura orgânica tem um manejo diferenciado, as abelhas não podem estar próximas de estradas e nem de lavouras que usem agroquímicos. O mercado internacional para esse tipo de apicultura é muito promissor, principalmente nos Estados Unidos”, destaca.
Para o secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a apicultura se enquadra no perfil da agricultura catarinense por gerar renda em pequenos espaços e agregar valor à cadeia produtiva. “Como se sabe o mel é um alimento nobre, de alto valor nutritivo e com altíssima qualidade, que está sendo explorado de forma muito positiva, com profissionalismo, fazendo com que esse produto seja cada vez mais valorizado e agregue valor para nossas propriedades rurais e nas cadeias produtivas”, afirma.
Em Santa Catarina são mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura, possuindo um total de 350 mil colmeias instaladas e uma produção de seis mil toneladas/ano. O estado é o quarto maior produtor nacional de mel, com a maior produtividade por quilometro quadrado, e também o segundo maior exportador de mel do Brasil, sendo que a produção é destinada principalmente para os Estados Unidos e Europa.
Maiores informações podem ser obtidas no site www.faasc.com.br ou pelo telefone (48) 3238-1066