Como os varejistas podem reduzir desperdícios de comida e atrair consumidores

A cada ano um terço dos alimentos no mundo é desperdiçado, cerca de 1,3 bilhões de toneladas equivalente, a cerca de $ 750 bilhões, indica a FAO. Este desperdiço cria 3,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa.
Os consumidores assumem que o tema é tratado, de maneira responsável a nível corporativo, e ficam mais preocupados com seu próprio desperdício de alimentos. Tudo isto faz parte da pesquisa compilada pela empresa Hartman.
Apesar da falta de um clamor dos consumidores, alguns varejistas estão tomando medidas para resolver o problema. Dough Rauch, ex-presidente do Trader Joe, varejista especializado em alimentos orgânicos, planeja abrir um supermercado no qual seriam vendidos alimentos, com grandes descontos, re-embalados é comercializados, um pouco após sua data de validade. Como ele diz “não dentro do horário nobre “, mas ainda seguros para comer.
Chamando-o seu negócio num cruzamento entre um supermercado e um restaurante, Rauch disse que o negócio irá preparar e cozinhar alimentos para “cozinhar á velocidade zero. ”
Edeka, cadeia de supermercados alemães começou um teste de quatro semanas, ao comercializar, com desconto, produtos deformes rotulados de ” ninguém é perfeito. ” A cadeia suíça Coop lançou um esforço semelhante em agosto, e um porta-voz disse que os itens mais populares foram os damascos, couve-flor e cenouras disformes.
Stop & Shop que faz parte do varejista holandês, Ahol, economizou US $100 milhões ao reduzir a quantidade de comida apresentada e incrementou a satisfação dos clientes, porque os alimentos estiveram, em média, três dias mais frescos do que anteriormente.
Os consumidores, conforme pesquisa da Hartman, questionam se ofertas aparentes em quantidades maiores, são de fato válidas. “Comprou quase todos os dias, mas aprendi minha lição ao comprar tantos pacotes de coisas grandes. “Por que eu comprei tanta carne”?, opina uma consumidora e “tenho uma grande quantidade de alfaces, mas jogou metade fora”, acrescenta outro.
Como resultado, Hartman Cosmovisão sugere as empresas de alimentos manter estas oportunidades em mente:
1) Os clientes estão comprando, com maior freqüência, quantidades menores, em parte para evitar o desperdício de alimentos. Eles são particularmente interessados em lanches que podem tornar-se refeições, tais como queijo de alta qualidade vendido em pequenas quantidades.
2) Ao comprar no supermercado, as pessoas preocupam-se se os produtos vão para o lixo, ao não dar certo a refeição planejada.
3) Alimento excessivo não é visto como um valor.
Fonte: Hartman