Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Como vai o mercado orgânico na Alemanha?

20 de fevereiro de 2014
Oferta, supermercado Berlim. foto: OrganicsNet.
Oferta, supermercado Berlim. foto: OrganicsNet.

Durante a BioFach 2014, na Alemanha,  Petra Wolf, membro da administração desse importante evento, lembrou que a feira foi fundada há 25 anos, em 2014 o número de expositores chegou a 2.235 , que ocuparam mais de 42.000 metros quadrados de espaço. “Embora o número de expositores tinha decrescido um pouco, a área de exposição não diminuiu, e os expositores mais importantes estão lá. Vemos um alto nível de continuidade entre os expositores alemães, o que nos mostra que a BioFach está firmemente estabelecida”, explicou Wolf.

De acordo com informações da Bundesverband Naturkost Naturwaren, 2013 foi um excelente ano para o varejo de produtos orgânicos, que cresceu em 10,5%, incrementou as  instalações, e resultou num volume de negócios de aproximadamente 2,5 bilhões de euros, explicou Elke Roeder, diretor-gerente da BNN. “2013 não foi apenas um bom ano, mas, um sinal positivo para a indústria de alimentos, os políticos e a sociedade em geral.  Apesar de todos os contratempos, o varejo especializado está crescendo a uma velocidade de tirar o fôlego. O dumping de preços praticado pelo comércio varejista de alimentos convencionais teve pouco efeito, assim como a falta de apoio político”.

O desenvolvimento positivo da indústria orgânica deve-se em grande parte ao fato de que os jovens, em particular, são os que mais compram  alimentos produzidos organicamente. As vendas de comida vegetariana, assim  como os produtos de conveniência cresceram significativamente, no ano passado. Houve também um aumento na taxa de crescimento de lojas especializadas e supermercados orgânicos. Na Alemanha 105 novas  lojas orgânicas especializadas abriram suas portas no ano passado.

Uma volta no estandes de produtos orgânicos expostos na feira Biofach destacaram que os produtos veganos são os que tiveram, nos últimos três anos, um crescimento acima da média. Segundo dados do Biovista, o faturamento subiu entre 2011 e 2013 em mais de 35%,  de 461M €  para 630M €. Outro incremento no volume de negócios foi do segmento das frutas e legumes orgânicos. Na Alemanha as famílias gastam 9% a mais em vegetais orgânicos e 12 % a mais em frutas orgânicas. Atualmente, 44% do volume dos vegetais orgânicos, comercializados, são cultivados na Alemanha, de acordo com a análise da Agrarmarkt ( AMI ).

Mas, pelo outro lado, nota-se  nesse país que um baixo número de produtores convencionais  estão convertendo as propriedades em orgânicas. No ano financeiro de 2012 /13, os rendimentos dos empreendimentos orgânicos aumentaram em média apenas 1,5% por trabalhador chegando a 30.982 €.  Ao contrário dos anos anteriores, os resultados foram uma renda média mais baixa que a das  fazendas convencionais.

fonte: Organic Market

Veja outras noticias:

Brasil participa da Biofach 2014 em AlemanhaCooperacre participa da Biofach em Alemanha

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.