Conheça a longan, fruta originária da China, pouco conhecida no Brasil
Um agricultor de Ribeirão Preto, em São Paulo, está se destacando no cultivo da longan, uma fruta originária da China ainda pouco conhecida no Brasil.
Na fazenda Santa Rita, em Bonfim Paulista, nordeste de São Paulo, as longaneiras já chegam a oito metros de altura. As mais velhas foram plantadas há 23 anos. “É uma árvore muito melindrosa, precisa de um trato específico para conseguir vingar. Depois que a gente consegue pegar o ritmo fica fácil, mas no começo perdemos muito por falta de experiência, por excesso de água/ falta de água, excesso de comida/ falta de comida”.
As frutas só começam a aparecer oito anos após o plantio. Hoje, a fazenda já tem 1.500 pés maduros e bem carregados. “Uma das referências para colheita é o formato do fruto. Quando ele está bem redondinho sinaliza o ponto de colheita e também o tamanho”.
A longan veio da China e é lá que se concentra a maior parte da produção mundial. Mas hoje já existem grandes áreas de cultivo na Austrália, na África do Sul e nos Estados Unidos.
A frutinha amarronzada de polpa doce e suculenta é parente da lichia e precisa de muita água para crescer. A textura é parecida com a da lichia, mas o sabor lembra o melão, bem doce.
No Brasil, a produção ainda é pequena. Foi durante uma viagem à Ásia que os sócios Mauro e Paulo tiveram a ideia de trazer a cultura pelo país. “Há 23 anos atrás nos encantamos e decidimos trazer as mudas para o país. Conseguimos clonar e hoje temos 1.500 árvores desta especiaria”, contou Mauro todo orgulhoso.
A safra da longan vai até o meio de abril. Este ano, a produção na fazenda de Mauro Curi deve render 40 toneladas.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/03/conheca-longan-fruta-originaria-da-china-pouco-conhecida-no-brasil.html