Consumidores chineses pagariam pelos produtos sustentáveis?
Reuters- Os consumidores chineses estão dispostos a pagar um pequeno prêmio por produtos ecologicamente corretos, mas consideram que corrigir os problemas ambientais na China é responsabilidade do governo, conforme estudo recentemente divulgado.
A conveniência é o principal fator para as decisões de compras de mais da metade dos 1.300 consumidores chineses pesquisadas pela empresa de marketing Ogilvy & Mather. Um 71 % disseram que pagariam até 10 % para adquirir alguns produtos “verdes” .
“Dentro de aproximadamente uma faixa de preço de 15 %, ao tratar-se de dois itens de marcas comparáveis, as pessoas optariam pela opção sustentável”, diz Kunal Sinha, o principal autor do estudo e chefe de práticas de sustentabilidade, à Reuters.
Os compradores estavam dispostos a adquirir leite produzido de forma sustentável, a preços de 17 a 20 % superiores, segundo o estudo, uma indicação da severidade com que foi prejudicada a indústria chinesa de lacticínios pelos escândalos envolvendo leite contaminado.
O estudo observou uma grande diferença entre o comportamento sustentável que os consumidores chineses professam e seus hábitos de consumo real, uma tendência que também existe em mercados desenvolvidos como os Estados Unidos.
Uma medida de seu otimismo: mais de 90 % dos entrevistados disseram acreditar que o movimento de sustentabilidade foi crescendo.
Mas menos de um quarto dos entrevistados acham que possuem poder suficiente para resolver os problemas ambientais por conta própria, e olham para o governo a cumprir seu papel.
Os pesquisados estiveram quase igualmente divididos sobre se o governo ou os indivíduos estavam fazendo o máximo para limpar o meio ambiente, indicando que o governo estava “aquém das expectativas.”
O governo chinês jogou seu peso para trás dos planos ambiciosos para domar a poluição após décadas de rápido crescimento econômico que causaram estragos na água, ar e solo e fez da China o maior emissor mundial de gases do efeito estufa.
Mas os funcionários freqüentemente promovem o crescimento que tem puxado centenas de milhões de cidadãos da pobreza a um custo para o meio ambiente.
Comparados com consumidores de outros países os chineses têm sido hesitantes em abrir suas carteiras, mas o consumo doméstico está subindo rapidamente e muitos analistas acreditam que chegou a um ponto de viragem.
Joel Backaler, um diretor da empresa de consultoria Frontier Strategy Group que tem um blog sobre as tendências do consumo na China, considera que os consumidores chineses estão focados em compras a curto e médio prazo e não vai começar a focar no consumo de verde e sustentável por muitos anos.
“A grande maioria de classe média da China esta pela primeira vez, aprendendo a gastar e juntar-se o fenômeno de consumo que os seus homólogos dos EUA e da Europa Ocidental conhecem há muito tempo”, disse ele à Reuters em um e-mail.
(Reportagem de Michael Martina, Edição de Ken Wills)
fonte: Reuters