Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Cooperativa fornece arroz orgânico para escolas no Rio Grande do Sul

7 de maio de 2015
rs_imagem_aerea_do_assentamento_30_de_maio_em_charqueadas_imagem_divulgacao_da_copac_maio2015
Imagem aérea do assentamento 30 de Maio – Foto: Divulgação Copac

A Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Charqueadas Ltda (Copac) venceu chamada pública para fornecer 8,1 toneladas de alimentos aos estudantes da rede municipal neste semestre. A assinatura do contrato – que envolve R$63,1 mil destinados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) -, foi publicada pelo Diário Oficial do Rio Grande do Sul, no dia 31 de abril de 2015.

A compra prevê entregas semanais nos locais de consumo, de abril a julho deste ano. Na cartela de produtos, hortigranjeiros in natura- como cenoura, beterraba, vagem, couve e espinafre -, são complementados por arroz orgânico embalado, além de carne bovina moída e congelada.

Pães, bolos, biscoitos e cucas (um tipo de bolo doce de origem alemã) também farão parte das remessas, fornecidos pela padaria dos assentados instalada com recursos destinados pelo Programa Terra Sol, do Incra. Conforme informações da Prefeitura Municipal de Charqueadas, os gêneros beneficiam 19 escolas, nas quais 4,5 mil estudantes estão matriculados do berçário à formação de adultos.

Mercado assegurado

Integrada por 22 famílias, a Copac reúne os moradores do assentamento Trinta de Maio, em Charqueadas, onde as atividades são realizadas de forma comunitária “da produção à comercialização”, afirma o agricultor Valcir de Oliveira, um dos coordenadores da Cooperativa.

Com este perfil, desde 2010 a entidade participa das compras efetuadas nos âmbitos do Pnae e Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), reunindo os produtos cultivados coletivamente para atender as exigências dos editais. Atualmente, a cooperativa escoa cerca de 15% do seu volume de produção por meio das compras institucionais. “É uma venda garantida”, comenta Oliveira.

Fonte: Incra

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.