Cooperativas nordestinas levam produtos orgânicos para feira internacional

Visitantes da Bio Brazil Fair 2015 vão conhecer produtos de frutos típicos do semiárido nordestino comercializados pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaça, da Bahia (Coopercuc). O evento, que é o maior no segmento de orgânicos da América Latina, ocorre de 10 a 13 de junho, em São Paulo.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) oferece um espaço de 131 metros quadrados para empreendimentos da agricultura familiar, como a Coopercuc. A cooperativa levou para o espaço geleias, polpas e doces nos sabores de maracujá da Caatinga, goiaba e umbu, além de doce de banana.
Representante comercial da Coopercuc, Irene Sena, conta que a participação na feira é positiva. “Sempre vamos com uma grande expectativa para esses eventos. Esperamos fechar novos negócios”, destacou. O grupo está no ramo há 11 anos, e conta com 252 associados.
Quem também participará do evento é a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi). O grupo piauiense, criado em 2007, conta com 645 agricultores familiares dedicados ao cultivo de hortas comunitárias, à criação de cabritos e aves, além da produção de mel – carro-chefe do empreendimento.
O secretário de finanças da Comapi, Lorimar Reis, 32 anos, é um dos dez agricultores familiares da Associação de Jovens Rurais Bom Futuro (PI), adquirida em 2005 pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário do MDA. Segundo Lorimar, a previsão da associação é produzir nove toneladas de mel, somente neste ano.
Gerente de comercialização da Comapi, Paulo José, informou que a maior parte das vendas é feita para fora do Brasil, e que a participação no evento pode mudar esse cenário. “Buscamos ampliar a comercialização no mercado interno, e acredito que a feira ajude bastante”, destacou.
Espaço MDA
Os empreendimentos da agricultura familiar selecionados vêm das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. A participação do MDA é feita por meio do Brasil Agroecológico que mobiliza 10 ministérios do Governo Federal para fortalecer as políticas de apoio à agroecologia e produção orgânica e, assim, ampliar o número de agricultores familiares que produzem produtos saudáveis ao mercado consumidor.
A feira é um espaço importante para divulgar também o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) fazendo com que o consumidor possa escolher seus produtos, priorizando aqueles agricultores familiares e, desta forma, apoiar a consolidação dos empreendimentos para gerar emprego e renda no campo.
Serviço
Feira Bio Brazil Fair 2015 / BioFach América Latina – 11ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Data: 10 a 13 de junho
Horário: das 11h às 19h, diariamente.
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo
Site: www.biobrazilfair.com.br
Para o público em geral, a feira será aberta nos dois últimos dias, 12 e 13 de junho.
A entrada é de graça.
Fonte: MDA