Cresce a produção orgânica Australiana
Os produtos orgânicos, na Austrália, ainda representam apenas cerca de 1% das vendas totais de mercearia e nos Estados Unidos 3,7% de todas as vendas de alimentos, conforme relatórios do jornal The Sidney Morning Herald. A entrada dos supermercados e grandes cadeias de alimentos como McDonald’s e Starbucks, que adquirem alimentos orgânicos, no entanto, tem sido o motor do crescimento do mercado de orgânicos australiano.
Os supermercados estão investindo milhões em publicidade para ampliar as vendas de seus produtos orgânicos. Woolworths comprou a cadeia varejistas Macro Wholefoods e adotou essa marca, desde o ano passado, para suas ofertas dentro da loja. A comercialização de alimentos orgânicos realizados em 2011 através dos supermercados incrementou-se em mais de dois terços.
No espaço de prateleira das frutas e vegetais, no varejista Coles, os orgânicos representavam um 7% no último exercício fiscal, estimando-se um aumento de 10% neste exercício. Um porta-voz da Coles indica que agora oferecem 609 linhas de produtos orgânicos e biodinâmicos, incluindo alimentos frescos, vegetais enlatados e pipoca. Em 2007 Coles tinha aproximadamente 500 linhas de produtos.
“Os preços ao consumidor variam dependendo do preço que fomos capazes de adquirir o produto”, disse o portavoz da Coles. ”Mas nem sempre há um sobrepreço associado aos produtos orgânicos. Por exemplo, recentemente lançamos chá e café orgânico certificado como comércio justo pelo preço igual ou equivalente ao dos similares convencionais.”
Continua a ser visto se os orgânicos podem superar a sazonalidade para fornecer o ano todo a procura dos supermercados. Também aumentaram os temores de uma compressão de preços nos fornecedores orgânicos.
O objetivo final do varejo australiano é reduzir os preços oferecidos ao consumidor, mas isto poderá ser feito através do aumento da produção. “Estamos trabalhando com os fornecedores, pois temos certeza que se adquirimos seus produtos, eles poderão escalar a produção.”
Estimativas elaboradas pela Associação de Agricultores Orgânicos indicam que os australianos gastaram AUD 947 milhões (685 euros) em produtos orgânicos em 2008-09, comparado com AUD 623 milhões dois anos antes. As estimativas dessa Associação e que as vendas superem os US $ 1 bilhão neste ano já que os produtores estão acelerando a produção devido ao incremento da demanda dos consumidores.