Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Cresce o número de produtores orgânicos no Espirito Santo

27 de junho de 2014

organicos es

Atentos às demandas do mercado, produtores rurais do Espírito Santo decidiram apostar na agricultura orgânica. Há cerca de 20 anos, os supermercados do estado passaram  a ser mais exigentes e buscar produtos com a garantia de uma produção especializada.

Os produtores também são incentivados a recuperar áreas de encostas e preservar os remanescentes de matas. “A questão da agricultura agroecológica trabalha a propriedade como um todo. Então, a preservação da mata ciliar, essa mata na encosta, fez com que preservassem as nascentes, que ficam com água potável, pronta para o uso, em função dessa preservação”, disse a produtora Marlene Andrade.

O município de Nova Venécia, localizado no Noroeste do Espírito Santo, é o segundo em propriedades certificadas de orgânicos, e destaque na união dos produtores que buscam a vida saudável. Trinta e oito agricultores da Associação Veneciana de Agroecologia conseguiram a garantia de produção. O grupo de fiscalização já existe há mais de 10 anos, mas o funcionamento começou, de fato, há cerca de quatro anos.

De acordo com o coordenador do Programa de Produtos Orgânicos do estado, Decimar Schultz, a legislação brasileira estabelece diferentes metodologias de certificação. “Nós temos o apoio do governo do estado na certificação por auditoria. A partir do momento em que o auditor consegue o selo, ele está apto a comercializar sua produção em qualquer lugar do Brasil”, falou ele.

Assista a matéria realizada pelo programa Jornal do Campo e saiba mais!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ASSISTA:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.