Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Cresce consumo cosméticos naturais.

30 de março de 2010

De acordo com Nancy Mills, gerente industrial da empresa de pesquisa de mercado Kline & Co., o mercado de produtos naturais para cuidados pessoais tem aumentado em todo o mundo.  O relatório analisa a indústria de produtos naturais nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Brasil. Com o segundo maior mercado mundial só para produtos naturais,  o Brasil é considerado uma das possibilidades mais atraentes para o comércio de produtos de  cuidado pessoal.  O crescente poder de compra dos consumidores e uma maior oferta de produtos resultaram num crescimento, a partir de 2008,  de mais de 15%.

Os rendimentos do mercado asiático são muito atraentes, devido à dimensão da sua população e o crescimento do PIB.  Com boas taxas de crescimento econômico, a região detém um 40% do mercado global de produtos naturais para cuidados pessoais. A rica herança da medicina ayurvédica e plantas medicinais, particularmente na Índia e na China, resulta na familiarização dos consumidores. No entanto, essa tradição não ajuda a evitar a onda de produtos altamente sintética passar por naturais.  Devido a ausência, em alguns países,  de normas de rotulagem e um baixo grau de diferenciação dos consumidores, o mercado asiático é actualmente liderado por fabricantes,  muitas vezes  mais comprometidos com o lucro do que o posicionamento dos cosméticos naturals.

No mercado europeu a oferta de produtos  para os  cuidados especializados  da pele com produtos para o anti-envelhecimento e a proteção solar está aumentando. Os comerciantes estão reformulando  seus produtos para atender a demanda crescente dos organismos de certificação. Maquiagem é a categoria de maior crescimento, com a introdução de inovadores produtos orgânicos e minerais.

O mercado no E.U.A. registou um crescimento relativamente modesto em 2009. Como na Europa, os comerciantes estão reformulando seus produtos para atrair os consumidores mais céticos.  Produtos para o cuidado dos cabelos é a categoria mais rápida cresce no E.U.A.

fonte: GCI http://www.gcimagazine.com/marketstrends/segments/natural/87371362.html

Tags:

.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.