Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Crescem os orgânicos na Eslováquia

12 de março de 2012

A partir de 2002, lojas de alimentos saudáveis foram as primeiras a comercializar produtos orgânicos, nesse país do leste europeu. Ao ano seguinte  foram disponibilizados alimentos orgânicos nas redes de supermercados. Hoje, na Eslováquia, as lojas de alimentos saudáveis e os supermercados dividem o mercado em partes quase iguais. As áreas de distribuição para alimentos orgânicos estão localizadas principalmente na capital Bratislava e no oeste desse país.

A demanda por produtos especiais e orgânicos tem incrementado nas lojas de alimentos saudáveis e a tendência é o consumo de sucos, açúcar e produtos sem glúten, assim como alimentos para pessoas alérgicas. Os supermercados oferecem principalmente itens orgânicos básicos. Os consumidores eslovacos não estão geralmente bem informados sobre o que são os produtos orgânicos, e mencionam “saúde” e “tendência e estilo”, como as principais razões para a compra. Até o momento, não existem campanhas publicitárias ao respeito.

Em 2010 144,000 ha, equivalentes a 9% da superfície agrícola total, foram de cultivos orgânicos. Áreas de pastagens abrangem dois terços da área orgânica. O resto é destinado à produção de alimentos e grãos sendo os mais comuns aspargos, cenouras e beterraba,  freqüentemente utilizadas na produção de papinhas para bebê.

Uma grande parte do alimento orgânico produzido é exportado: o leite para a República Checa, os sorvetes para a Alemanha, frutas e legumes para a Áustria e os animais para a Itália. Importações de alimentos orgânicos representam aproximadamente 70% do mercado.Em 2009  o volume de negócios foi de aproximadamente 4 milhões de euros – cerca de 0,1% do mercado total de alimentos. Atualmente exista uma entidade privada de certificação e outras duas estão em vias de ser licenciados.

Informações mais detalhadas sobre o mercado orgânico na Eslováquia, incluindo os principais processadores, exportadores, atacadistas, varejistas e outros parceiros de negócios  podem ser encontrados no site EkoConnect .

fonte: Organic Market Info.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.