Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Em São Paulo, empório solidário de orgânicos tem foco no pequeno produtor familiar

20 de março de 2023

Localizado na Rua Major Sertório, 229, no Centro da capital paulista, o Instituto Feira Livre vende produtos orgânicos adquiridos direto dos pequenos produtores, a preço de custo. Essa organização sem fins lucrativos promove os conceitos de economia solidária e responsabilidade social, com os valores dos itens nas gôndolas sendo repassados ao produtor rural.

Em 2022, mais de 200 produtores forneceram alimentos orgânicos ao Instituto Feira Livre. Ao todo, foram 11 toneladas de bananas; 9 toneladas de tomates; 5 mil maços de couve; 2 toneladas de morangos, entre outros produtos, e foram servidos quase 5 mil almoços na Feira.

Entre os parceiros estão os agricultores da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e Água Limpa da Região Sul de São Paulo (Cooperapas), de Parelheiros, e da Associação de Agricultores da Zona Leste (AAZL), de São Mateus, na zona Leste.

Os alimentos orgânicos são cultivados em hortas familiares e de maneira sustentável, sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e aditivos sintéticos. Trata-se de uma técnica que, além de preservar o meio ambiente, resulta em alimentos ricos em nutrientes.

ECONOMIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Instituto Feira Livre foi fundado em 2017. É uma associação sem fins lucrativos que promove o acesso a produtos orgânicos. Sua proposta é estabelecer relações comerciais justas com todos os atores da cadeia produtiva, conectando quem produz a quem consome.

Fonte:  O São Paulo

Clique na imagem abaixo e conheça o Instituto Feira Livre:

 

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.