Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Embrapa capacita produtores de alho orgânico

19 de abril de 2013

A procura dos consumidores de produtos orgânicos do Distrito Federal por alho cultivado nesse sistema de produção fez com que agricultores e extensionistas demandassem uma capacitação sobre os pontos específicos da cultura. Para atender essa necessidade, técnicos da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e da Emater-DF organizaram um curso prático de produção orgânica de alho, ocorrido no último dia 05 de abril.

Foto: Embrapa Hortaliças

Cerca de 20 produtores orgânicos de Brazlândia, Paranoá e Lago Oeste tiveram a oportunidade de aprender todas as peculiaridades do cultivo de alho, desde o plantio até o processamento. “O alho é uma cultura que exige especialização, por isso, nesse primeiro momento, o acompanhamento do aprendizado é fundamental para o sucesso da empreitada”, sublinha o pesquisador Francisco Vilela que ministrou o curso juntamente com a analista Lenita Haber e o assistente Josimar Ribeiro.

O Distrito Federal não possui tradição em alho orgânico e, para viabilizar essa nova iniciativa, a Unidade distribuiu vinte quilos de sementes de alho das variedades Gigante Roxo e Chinês Real – que apresentam bom rendimento no sistema orgânico – para o treinamento dos produtores durante o curso. “Fizemos uma simulação de plantio e sanamos as principais dúvidas sobre as especificidades do cultivo relacionadas a tratamento de semente, irrigação, espaçamento, conservação pós-colheita e tipos de processamento”, enumera Vilela.

A próxima etapa da capacitação consiste em um programa de acompanhamento com reuniões durante o cultivo para contornar os problemas, e na época da colheita para avaliar os resultados. O intuito é ensinar os agricultores como produzir e fazer a própria semente para, então, ano que vem iniciarem um plantio comercial a fim de atender os consumidores que procuram por alho orgânico.

Com o grande potencial do mercado, o pesquisador ainda faz planos para implantar um sistema de alho-semente livre de vírus (ALV) no Distrito Federal, a exemplo do que existe no interior da Bahia. “Se esse grupo de produtores consolidarem o cultivo de alho orgânico, podemos pensar em inserir a tecnologia do ALV e, assim, garantir mais qualidade e produtividade”, planeja.

Fonte: Embrapa

Leia mais

Orgânicos no 12º Congresso de Agribusiness da SNA

Orgânicos vencem crise na Itália

Jundiaí: orgânicos na merenda escolar

Conheça o canal de vídeos do OrganicsNet

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.