Organics Brasil indica empresas realizaram US$ 38 milhões em negócios durante a Biofach Nuremberg
A Biofach teve aumento de 5% no número de profissionais do setor de 136 países, sendo que o segmento vegano foi o de maior destaque, assim como o acordo de livre comércio entre a União Europeia e a TTIP – a entidade de comércio transatlântico que diminui a burocracia de importação/exportação da UE nos Estados Unidos. Outra preocupação da Biofach é aumentar a divulgação dos produtos do segmento no varejo. Para isso, foi aprovado um estudo de referência para trabalhar a tendência no comércio que é maior procura de produtos livre de agrotóxico, de lactose, glúten e ovo (www.biofach.de/en/press/trendstudy-freefrom).
Para o Brasil, a Biofach continua sendo um importante evento para construção da imagem do país no cenário mundial com novos contatos em novos mercados – como países asiáticos, assim como o interesse de grandes empresas em adicionar ingredientes da biodiversidade brasileira em seus produtos. Ming Liu, coordenador do Projeto Organics Brasil, resume as oportunidades de negócios nessa feira: “O mercado global vem demonstrando profundo movimento na construção de acordos comerciais bilaterais e multilaterais. Atualmente os Estados Unidos, a Comunidade Européia e mercados asiáticos já têm acordos comerciais de reconhecimento mútuo de regulamentação. Para não ficarmos para trás é essencial construir acordos na mesma linha, para que continuemos a ser competitivos e presentes num mercado em plena ascensão. Sob todos aspectos, os produtos brasileiros continuam em forte demanda e buscaremos construir as pontes comerciais ainda inexistentes”.
Participaram da Biofach, as empresas associadas do Projeto Organics Brasil – Native, Jalles Machado, Triunfo do Brasil, Brasilbev e MN Própolis. Na Vivaness, a feira de cosméticos que acontece em paralelo a Biofach, participou a Beraca, maior empresa de ingredientes orgânicos da biodiversidade brasileira. A participação das empresas nacionais gerou potenciais negócios na ordem de US$38 milhões de dólares para 2015.
O Organics Brasil completa dez anos de fundação, 60 empresas associadas e um desempenho de negócios de US$ 136 milhões em 2014. Mais de 120 empresas exportadoras já passaram pelo projeto, totalizando US$ 732,7 milhões em negócios de exportação. A projeção para 2015 é crescer 10%.