Empresas do OrganicsNet lançam produtos inovadores
Empresas do Projeto OrganicsNet, da Sociedade Nacional de Agricultura, participaram, em outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, da sétima edição da Biofach América Latina/Expo Sustentat.
O fator inovação ganhou destaque este ano na maior feira de negócios do setor orgânico da América do Sul. O público pode conferir à ocasião um grande leque de produtos diferenciados e certificados.
De acordo com a coordenadora do OrganicsNet/SNA, Sylvia Wachsner, “o diferencial que agrega valor ao produto é uma forte estratégia para conquistar o mercado de orgânicos, que cresce, em média, de 25% a 30% ao ano no país”.
No stand do OrganicsNet, a Cultivar Brazil lançou o creme e a paçoca de castanha de caju e o biscoito e bolo sabor limão. À frente da empresa, Jucenei Batista prevê, para o próximo ano, um volume de venda de seus produtos em torno dos R$ 500 mil.
Outro destaque foi o primeiro molho orgânico brasileiro feito com semente de papaia, da marca Epicuro, que envolveu investimentos da ordem de R$ 50 mil. Durante a feira, Christiano Gro, da empresa Tiferet, responsável pelo produto, informou que o molho será exportado para o mercado europeu em 2010 – a princípio para a Inglaterra.
A Rudá Orgânicos divulgou seus bolos de frutas e de milho com goiabada, além do pão doce rústico. Já a Ecobras levou para a feira dois novos tofus: com salsa e do tipo firme (com maior teor de soja) e lançou também a linha Prato Feito, incluindo três sabores: moqueca de tofu, strogonoff de tofu e tofu ao molho madeira. A empresa investiu R$ 30 mil em sua linha de pratos semi-prontos. Para 2010, a Ecobras prevê um aumento de 15% de seu volume de vendas a nível nacional, alcançando um patamar de R$ 2 milhões.
A Ecobio mostrou três produtos de sua linha Saúde: farinhas de feijão branco e de soja, ambas em alto vácuo, e linhaça dourada em grãos. A Nuttra Organic Ice Cream e a Skibel apresentaram, em primeira mão, o primeiro sorvete orgânico do país, nos sabores açaí, acerola, amora, morango, manga e maracujá.
Em stand próprio, a empresa Korin apostou em sua linha de sucos de soja com sabor e nos cereais orgânicos. Na ocasião, anunciou para 2010 a chegada ao mercado de seus cortes de frango orgânico congelado. A Coopernatural divulgou seus sabonetes de própolis e de eucalipto com hortelã. O Sítio do Moinho, com seus tradicionais pães, hortaliças e grãos, lançou o agave, adoçante natural produzido a partir de um cactus do México.
A ViaPaxBio apresentou o achocolatado Kids, direcionado ao público infantil, e uma nova linha de molho de tomate (caseiro, caseiro picante, polpa pura sem temperos e tradicional), e a Reserva Fólio apresentou o fortalecedor de unhas de andiroba; o leite hidratante corporal de aloe vera, calêndula e lavanda; a loção cremosa de cupuaçu, e uma linha variada de sabonetes e máscaras faciais.
Participaram ainda da Biofach as empresas Breyer, Preserva Mundi, Salvaterra e as marcas Porto Morretes (cachaça) e Dom Spinosa (vinagres).