Entrou em vigor o regulamento orgânico canadense
A partir do dia 30 de julho de 2011, está em vigor em Canadá o regulamento orgânico. A Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA), deu um prazo de dois anos para que todos que participam da cadeia de orgânicos tenham tempo de se compatibilizar com os regulamentos, conforme anuncio da Canada Organic Trade Association. “Agora os produtos rotulados como “orgânicos” no Canadá estão sujeitos aos regulamentos em vigor e devem ser certificados por um organismo credenciado pela CFIA, levando nos rótulos dos produtos o nome da certificadora”, disse Matthew Holmes, diretor executivo da Associação Comercial Canadense Orgânica.
O regulamento de 2009 fez que os padrões orgânicos desse pais sejam obrigatórios para os produtos nacionais e importados. A logo “Biologique Canadá” foi lançada e permitirá, aos consumidores identificar produtos que satisfaçam as exigências orgânicas. O regulamentação tem a confiança dos principais parceiros comerciais: Estados Unidos e Europa. Em 2009, o Canadá e os EUA anunciaram um acordo mundial de equivalência que permite o comércio de produtos orgânicos entre os dois países.
Em junho de 2011, a União Européia acrescentou Canadá para sua “lista de terceiros países”, reconhecendo os produtos e a certificação canadense de orgânicos, válida para a importação para a UE. A lista de países reconhecidos foi publicada em 21 de junho de 2011. Canadá reconhece a equivalência de todos os produtos orgânicos da EU.
fonte: Organic Market-Info.