Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Fibria faz parceria com IBD para capacitar técnicos do Programa Colmeias em certificação orgânica

18 de setembro de 2015

                      programa colmeias

Para auxiliar os apicultores do Programa Colmeias, desenvolvido pela Fibria, o IBD (Instituto Bio-Dinâmico) realizou um treinamento com representantes do programa a fim de credenciá-los para que passem a contribuir no processo de certificações orgânicas.

Credenciados, os técnicos locais poderão auxiliar nas auditorias internas de certificações do IBD e, consequentemente, o acesso da agricultura familiar a essas certificações será mais fácil e com custos menores.

“Atualmente, um dos empasses que produtores rurais e apicultores enfrentam é a dificuldade em conseguir certificar seus produtos devido ao alto custo das certificações orgânicas. A parceria da Fibria com o IBD proporciona a inclusão dessas famílias que sobrevivem da agricultura familiar”, afirma Adriano Silva Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.
As certificações asseguram ao consumidor que o produto obedece às normas e práticas da produção orgânica, estipuladas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Além disso, no Brasil existe o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, o qual só é possível fazer parte se tiver a certificação. “A certificação garante a origem e a qualidade dos produtos e, contribui para pesquisas de melhorias nos processos abrindo caminho para o mercado nacional e internacional”, ressalta Adriano.

O Programa Colmeias é desenvolvido pela Fibria com o objetivo de fomentar a cadeia apícola no Vale do Paraíba, onde atualmente cerca de 80 famílias são atendidas pelo programa.

Portal AgoraVale

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.