Holanda: orgânicos retornam à taxa de crescimento de dois dígitos

Pela primeira vez nos últimos anos, em 2012, o setor orgânico na Holanda voltou a uma taxa de crescimento de dois dígitos. As vendas aumentaram em 14% chegando a 934 milhões de euros. Os números se referem as vendas no comércio convencional, especializado e o segmento de catering. A federação orgânica Bionext Zeist (NL), estima que as vendas alcançaram de 1 bilhão de euros se computamos o marketing direto, as vendas pela internet e incluímos os descontos. As categorias de peixe (+ 97%) , da carne ( + 38 %) , do café e chá, com 33 %, foram as que mais aumentaram. O mercado orgânico de Amsterdam tem crescido gradualmente, mas continua a incrementar-se anualmente e abre espaço para que empresas inovadoras possam expandir-se e prosperar.
O consumo de alimentos orgânicos é uma tendência crescente em Amsterdã, cidade conhecida por seu ambiente progressista, com uma população de mais de 800 mil que inclui um grande número de estudantes universitários e estrangeiros, na qual circulam, anualmente, cinco milhões de turistas.
O crescimento do mercado de orgânicos é influenciada por esses estudantes, expatriados e viajantes que trazem novas ideias sobre a alimentação e a sustentabilidade.
Aumentam as lojas de conveniência orgânicas
Apesar de seu pequeno tamanho , Amsterdam tem cerca de 30 supermercados orgânicos por toda a cidade. EkoPlaza e Marqt são dois dos maiores e mais conhecidos. Albert Heijn, da Ahold NV, é o principal varejista na Holanda, que lançou em 2009, uma linha composta por produtos de comércio justo, orgânico, sustentável, free- range e de pescado sustentável. A categoria orgânica é responsável por mais de 75 % da linha.

Feiras de produtores
Amsterdam é o lar dos feiras orgânicas semanais, que são lugares populares para comprar produtos orgânicos, mas também pão, queijo, carnes, peixes, alimentos preparados e produtos pessoais. Esses mercados de alimentos atraem milhares de visitantes, muitos que realizam suas compras semanais e outros que flanam simplesmente para socializar.
Mercados de alimentos e festivais temáticos com foco em produtos sustentáveis e orgânicos, estão na moda em Amsterdam e proporcionam a oportunidade para provar novos alimentos num ambiente ao ar livre e divertido.
Entregas em domicilio dos supermercados estão crescendo
Diversas empresas especializadas entregam semanalmente caixas com produtos orgânicos sazonais, assim como pães, queijos e carnes. Varejistas como Albert Heijn e EkoPlaza oferecem compras on-line e opções de apanhar as compras no local ou entregues em casa.
Na moda: os restaurantes sustentáveis
Amsterdam é o lar de muitos restaurantes e cafés de luxo e de preço médio que oferecem cardápios orgânicos. Os restaurantes de vanguarda tem seus ingredientes certificados pela Slow Food e os legumes fornecidos das próprias fazendas.
Fonte: Biofach
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