Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

IFRJ, Pinheiral, incentiva produção de orgânicos

26 de julho de 2011

IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), localizado no Campus Nilo Peçanha, no Rio de Janeiro, incentiva a produção e venda de produtos orgânicos. Alimentos produzidos por produtores da cidade e da região – além dos produzidos pelos alunos e professores – são vendidos na feira promovida pela instituição uma vez por mês. A iniciativa, segundo o coordenador de produção do Canp, Marlon Sarubi, tem como objetivo divulgar a produção orgânica, seus benefícios e aproximar o produtor do conhecimento gerado na instituição de ensino e do consumidor final.

– A feira de produtos orgânicos permite a aproximação da população com a comunidade escolar, entendendo melhor como esse alimento é produzido e o seu valor para a saúde humana e do planeta. Como as hortaliças produzidas no Campus com o apoio dos nossos alunos também são comercializadas na feira, criamos a oportunidade desses estudantes verem toda a cadeia produtiva de frutas e hortaliças, que vão desde a produção até a sua comercialização direta ao consumidor, ajudando no processo de aprendizagem – disse o coordenador.

Marlon informou que o Canp é membro da Cporg-RJ (Comissão Estadual da Produção Orgânica para Produção de Hortaliças e Frutíferas). Segundo ele, a comissão serve como apoio ao ensino da instituição e de espaço para pesquisa, extensão e vivência para produtores da região do Médio Paraíba. O Campus possui ainda um Módulo Agroecológico certificado pela ABIO-RJ (Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro).

A função da feira visa ainda – segundo uma das professoras do Canp, Shaiene Costa Moreno – dar oportunidade aos produtores locais para a venda direta ao consumidor, o que tira a figura do atravessador e permite que os produtos cheguem a um preço justo ao cliente.

– A feira é uma oportunidade dos consumidores comprarem produtos orgânicos de qualidade e direto do produtor. Além dos nossos produtos, alguns produtores locais participam da feira e esperamos a adesão de mais produtores, assim como um aumento na visitação da comunidade local – disse.

Os principais produtos orgânicos produzidos na instituição são alface, rúcula, chicória, cenoura, agrião, couve, brócolis, pimentão, milho, feijão, laranja, tangerina, limão e acerola.

– O trabalho que desenvolvemos com produtos orgânicos no Canp só acrescenta no processo ensino aprendizagem e divulga a importância da produção e os benefícios do consumo dos alimentos desse tipo. A produção de produtos orgânicos é um mercado que só tende a crescer, e temos a oportunidade de desenvolvê-la na prática – disse o aluno do 2º ano do curso de Agropecuária, Isaías Augusto Sampaio Fernandes, de 21 anos.

Leia a notícia completa: Diario do Vale

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.