IFRJ, Pinheiral, incentiva produção de orgânicos
IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), localizado no Campus Nilo Peçanha, no Rio de Janeiro, incentiva a produção e venda de produtos orgânicos. Alimentos produzidos por produtores da cidade e da região – além dos produzidos pelos alunos e professores – são vendidos na feira promovida pela instituição uma vez por mês. A iniciativa, segundo o coordenador de produção do Canp, Marlon Sarubi, tem como objetivo divulgar a produção orgânica, seus benefícios e aproximar o produtor do conhecimento gerado na instituição de ensino e do consumidor final.
– A feira de produtos orgânicos permite a aproximação da população com a comunidade escolar, entendendo melhor como esse alimento é produzido e o seu valor para a saúde humana e do planeta. Como as hortaliças produzidas no Campus com o apoio dos nossos alunos também são comercializadas na feira, criamos a oportunidade desses estudantes verem toda a cadeia produtiva de frutas e hortaliças, que vão desde a produção até a sua comercialização direta ao consumidor, ajudando no processo de aprendizagem – disse o coordenador.
Marlon informou que o Canp é membro da Cporg-RJ (Comissão Estadual da Produção Orgânica para Produção de Hortaliças e Frutíferas). Segundo ele, a comissão serve como apoio ao ensino da instituição e de espaço para pesquisa, extensão e vivência para produtores da região do Médio Paraíba. O Campus possui ainda um Módulo Agroecológico certificado pela ABIO-RJ (Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro).
A função da feira visa ainda – segundo uma das professoras do Canp, Shaiene Costa Moreno – dar oportunidade aos produtores locais para a venda direta ao consumidor, o que tira a figura do atravessador e permite que os produtos cheguem a um preço justo ao cliente.
– A feira é uma oportunidade dos consumidores comprarem produtos orgânicos de qualidade e direto do produtor. Além dos nossos produtos, alguns produtores locais participam da feira e esperamos a adesão de mais produtores, assim como um aumento na visitação da comunidade local – disse.
Os principais produtos orgânicos produzidos na instituição são alface, rúcula, chicória, cenoura, agrião, couve, brócolis, pimentão, milho, feijão, laranja, tangerina, limão e acerola.
– O trabalho que desenvolvemos com produtos orgânicos no Canp só acrescenta no processo ensino aprendizagem e divulga a importância da produção e os benefícios do consumo dos alimentos desse tipo. A produção de produtos orgânicos é um mercado que só tende a crescer, e temos a oportunidade de desenvolvê-la na prática – disse o aluno do 2º ano do curso de Agropecuária, Isaías Augusto Sampaio Fernandes, de 21 anos.
Leia a notícia completa: Diario do Vale