Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Índia: desenvolvimento do mercado orgânico

23 de janeiro de 2012

Índia: planos ambiciosos para o desenvolvimento do mercado orgânico

 

Levou-se algum tempo para a Índia a adotar a agricultura orgânica e a comercializar produtos orgânicos, mas o país está avançando. Toda uma série de iniciativas foi criada nos últimos anos, em larga escala para o seu desenvolvimento. Indicado como ‘País do Ano’ no Congresso BioFath, que ocorrerá em fevereiro deste ano na cidade alemã de Nuremberg, a Índia indica os planos ambiciosos no setor de orgânicos.

Exportação
Índia começou exportando principalmente o chá para a Europa no início dos anos 90 e também criou as primeiras parcerias com empresas alemãs de alimentos orgânicos. Hoje, o país conta com uma seleção de aproximadamente 300 produtos, divididos em 20 categorias (chá, especiarias, frutas, arroz, milho e legumes, algodão, dentre outros).

Mais de 40% dos produtos são exportados para a Europa, e outros parceiros comerciais como o Canadá, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Suíça, Coréia e países do Oriente Médio e Sudeste Asiático. Exportação é um dos pilares da comercialização orgânica e deve ser ampliada para chegar a um volume de um bilhão de dólares EUA em 2015.

Dentro do país as empresas indianas estão em processo de desenvolvimento ou expansão de canais de marketing. De acordo com APEDA, (Organização de Desenvolvimento de Exportação na Índia), existem atualmente cerca de 2.000 lojas que vendem produtos orgânicos.

O comércio convencional também dispõe de produtos orgânicos em suas prateleiras, com vendas anuais que chegaram a 543 milhões de dólares em 2010 .

Confira a matéria na integra, clique aqui.
Fonte.: Oneco – Organics News Community

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.