Itália: Alce Nero continua a aumentar as vendas
O grupo Alce Nero terminou o ano de 2014 com € 54,5 milhões, um aumento de 8% em relação ao ano de 2013. Esse crescimento foi impulsionado pelo excelente desempenho da marca, com vendas no valor de €36,4 milhões, um acréscimo de 26% no ano anterior. A marca representa 67% do volume do negócio mundial e a previsão é que chegue a 80% em 2015.
No mercado interno, as vendas para a marca Alce Nero aumentaram 34% e houve um declínio em relação ao mercado externo (-3,6%), devido ao desempenho negativo do mercado japonês. As vendas na Itália aumentaram nas grandes cadeias de supermercados (+36%) e em canais tradicionais dedicados aos orgânicos (+25,4%). A nova linha para crianças de até três anos – Alce Nero Baby – teve um desempenho particularmente bom, e molho de tomate, polpa e purê, produtos livres de óleo de palma, bem como mel e legumes cozidos.
Massimo Monti (foto), responsável pela empresa, explicou que há a previsão de um novo aumento de, pelo menos, 12% para a marca, apesar dos primeiros sinais do mercado para 2015 revelem a possibilidade de que este índice seja muito mais elevado.
Alce Nero tem aplicado os princípios da agricultura orgânica há mais de 30 anos. O macarrão é feito a partir de trigo cultivado em seis regiões italianas, e tomates para purês e molhos são cultivados no Vale do Rio Po. Pêras e pêssegos são de Emilia-Romagna e damascos vêm de Basilicata, por exemplo.
A equipe italiana compartilha seus valores com os produtores de comércio justo na Costa Rica, Brasil, Nicarágua, Peru e Índia. Esta parceria tem formado a base para a linha de Alce Nero de produtos orgânicos e de comércio justo, que inclui café, cana de açúcar, cacau, chocolates e muito mais.