Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Júri dos EUA concede indenização a empresa produtora de arroz

4 de abril de 2011

Um júri dos EUA concedeu a empresa norteamericana Riceland Foods Inc. uma indenização de USD 136,8 milhões, como resultado da ação judicial apresentada em 2006 pela contaminação de seus estoques de arroz com o produto da Bayer, GM LL601. A empresa alemã de biotecnologia tem sido encontrada repetidamente negligente por permitir que sua variedade de arroz de grão longo, geneticamente modificada e que não tinha recebido as devidas aprovações de segurança, contamine estoques forçando o recall de produtos e travando durante anos exportações. O arroz GM só tinha sido cultivado em lotes experimentais nos EUA entre 1998 e 2001, mas sua presença foi detectada no arroz importado em pelo menos 24 países.

A compensação estabelecida em março de 2011, pelo júri de Arkansas a favor da Riceland acredita-se seja a maior da história desse estado.

Pete Riley da Freeze GM indicou que “a mais recente decisão contra o Bayer é muito bem-vinda e deveria incentivar as empresas de biotecnologia adotar um grau muito maior de cuidado com o controle e manejo de sementes geneticamente modificadas e dos lotes experimentais. Trata-se de um claro lembrete de por que precisamos de que regulamentos de responsabilidade integral sejam aprovados antes que quaisquer culturas geneticamente modificadas sejam cultivadas.

Agricultores e as empresas da cadeia de abastecimento, que sofreram como resultado da negligência da Bayer, tiveram de recorrer aos tribunais dos EUA, em vez dos órgãos reguladores. Até agora, as perdas incorridas no Reino Unido e da UE, devido à presença de arroz GM foram absorvidas pelos varejistas e importadores, afirmou Pete Riley.

fonte: GM Freeze

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.